Câmara de Jaraguá propõe fiscalização contra a exploração infantil

Por: Revista Nossa Foto: Getty Images/iStockphoto
Compartilhe

As procuradoras da mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo) fizeram um pedido à prefeitura jaraguaense na sessão desta terça-feira visando o controle e combate à exploração infantil. A indicação solicita que os órgãos municipais de proteção à criança e ao adolescente realizem a fiscalização da presença de menores em bares, lanchonetes e restaurantes vendendo doces, chocolates e demais produtos, principalmente no horário noturno.

Elas afirmam que atualmente muitos jovens estão realizando essas atividades para, supostamente, prover o sustento da família e acabam sendo expostos a todo tipo de violência. Porém, as parlamentares advertem que muitas dessas crianças podem estar sendo exploradas.

A vereadora, Nina relatou uma situação que presenciou recentemente. Ela conta que encontrou uma menina de 11 anos de idade em uma lanchonete no período noturno. Ao vê-la, perguntou à garota onde estudava e qual era o nome da sua professora, mas ela não soube responder. A menina foi indagada sobre seus pais e sua família, porém, nesse momento, a criança foi em direção a um carro, entrou e foi embora junto a outro rapaz.

É para evitar esses episódios que as vereadoras estão indicando uma fiscalização mais rígida e ativa no município. “O que essa criança está passando?”, questionou Nina na tribuna do Legislativo.

Sirley Schappo ressaltou que os próprios estabelecimentos comerciais podem atuar na fiscalização denunciando essas situações ao Conselho Tutelar da cidade, que atua em regime de plantão à noite e aos finais de semana. “Porque alguém pode estar explorando essa criança”, frisa Sirley.

O vereador, Luís Fernando Almeida (MDB), também sugeriu que o Conselho Tutelar realize rondas nesse período de plantão a fim de atuar ativamente na repressão a esses crimes. “Cabe ao Conselho Tutelar criar um roteiro de rondas no período noturno para tomar uma atitude de imediato”, cobrou.

 

Veja também

Encontrada mulher desaparecida na Praia Brava
O desaparecimento de Simone estava sendo divulgado por amigos
Dono de construtora de Balneário Camboriú é executado dentro de loja
Ele foi morto a tiros e polícia acredita que pode ter sido um latrocínio    
Coluna do Moa deste sábado
Um empresário caixa alta da city, depois de ter pulado a cerca vária vezes, ter sido...
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.