Câmara apela por acolhimento a mulheres com dependência química
Foi aprovada hoje, em sessão na Câmara Municipal, uma moção que apela à prefeitura de Jaraguá do Sul pela implementação de um serviço público que atenda a mulheres com dependência química. A moção é de autoria das vereadoras e procuradoras da mulher, Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), em conjunto com o presidente do Legislativo, Jair Pedri (PSD).

Na matéria, eles pedem ao Executivo municipal ações específicas para o acolhimento e tratamento de mulheres com dependência de álcool e de droga. Os parlamentares afirmam que a cidade dispõe desse serviço somente para homens com dependência, mas não para o público feminino.
O texto da moção argumenta que as drogas têm consequências devastadoras para a saúde física, emocional e social das pessoas. A vereadora Nina também lembrou, durante a sessão, que o consumo de bebida alcoólica entre as mulheres aumentou muito nos últimos anos, inclusive em decorrência da pandemia de Covid-19. Ela ainda afirma que o vício pode agravar os casos de violência doméstica. A parlamentar explica que a ideia da moção é que a prefeitura disponibilize o atendimento às mulheres ou por meio da compra de serviços em instituições privadas ou através de qualquer outra ação. “Precisamos dar uma atenção especial ao problema”, frisou.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise do prefeito, Jair Franzner.
