Cabelos bem cuidados sem pisar em um salão

Por: Dermatologia - Por Dr. Eduardo Bornhausen Demarch
Foto: Divulgação
Compartilhe

Seja franco: quando o assunto é cuidado com os cabelos você pensa primeiro em agendar um horário no salão ou em procurar um médico e investigar a fundo os motivos que estão deixando os fios com o aspecto danificado? Provavelmente você escolheu a primeira alternativa, que é válida também, mas o mercado estético cresceu e hoje oferece para homens e mulheres o spa capilar. O conceito agrega saúde capilar, tecnologia e produtos de alta performance pensados particularmente para o seu caso, com resultados muito mais efetivos.

Em Jaraguá do Sul o serviço é oferecido com exclusividade pelo dermatologista Eduardo Demarch, que detalha o passo a passo dos procedimentos. Segundo ele, o foco no spa capilar é a saúde, nutrição, reposição hídrica e lipídica, bem como recuperação de queda ou quebra de fios motivado por doenças e alterações, sejam elas por química, causadas pelo uso excessivo da chapinha, entre outros fatores. “O processo envolve várias etapas e começa com o diagnóstico, no qual se verifica não só a situação dos fios, mas do couro cabeludo. É onde definimos a quais procedimentos iremos submeter o paciente”, explica.

A lista de tratamentos é abrangente e envolve todos os recursos disponíveis na clínica, incluindo aparelhos de alta frequência, microcorrente, laser, entre outros, aliados também à cosmética. O dia no spa capilar termina com a hidratação dos fios. Durante essa parte do processo é utilizado um aparelho específico que produz ondas de ultrassom e uma micro névoa que, no início, tem a função de abrir um pouco as cutículas e possibilitar a penetração dos produtos. Ao final, ele vai emitir um jato frio para o fechamento dessas cutículas para que o produto fique dentro do cabelo.

Além de desfrutar um dia de relaxamento e cuidados, é importante estar atento a todas as dicas durante o período no spa, pois os cuidados seguem em casa com os produtos recomendados. “Essa análise vai nos ajudar a entender qual é o tipo de pele do seu coro cabeludo (normal, oleosa, se tem caspa ou não), quais os produtos que você deverá utilizar em casa e qual é a rotina ideal de cuidados no seu dia a dia”, salienta Eduardo. Em resumo, o spa capilar proporciona uma qualidade de vida melhor para os seus  fios e ainda ensina a manter uma rotina de cuidados em casa.

Apesar dos resultados notáveis já na primeira sessão, especialistas recomendam que a pessoa se submeta periodicamente ao processo. Isso porque a necessidade dos fios pode mudar. “É importante ressaltar que esse spa nunca será igual. Os cabelos são agredidos de muitas formas no dia a dia. Só o fato de ficarmos no ambiente externo, onde há sol, vento e poluição, já coloca  cabelo em risco”, frisa. Imagine um final de semana na praia, com a brisa do mar, o vento, a areia, a água do mar e também a piscina. Ou aqueles dias mais frios, que exigem o uso frequente do secador. Essas micro agressões, além de questões hormonais, estresse, alimentação inadequada e o baixo consumo de água, também interferem na saúde capilar, por isso a importância de estar atento. Assim como nos demais tratamentos de saúde, o resultado vem de dentro pra fora.

 

Outros tratamentos aliam estética e saúde capilar

Se o spa capilar é voltado para todos os tipos de público, a plataforma Bulge Hair Restoration é vista como a salvação daqueles que sofrem de alopecia androgenética, a popular calvície. Apesar do nome complicado, ele  reúne diagnóstico e tratamento em um só aparelho e amplia em até 200 vezes a imagem do couro cabeludo, proporcionando ao médico uma riqueza de detalhes e diagnósticos precisos.

Tecnicamente, Eduardo Demarch explica que o uso do laser de baixa potência para estimulo do crescimento capilar já é uma realidade. Desde os primórdios da epilação a laser, notou-se que o emprego de baixas energias em áreas pilosas ao invés de depilar estimulava o crescimento de fios (hipertricose paradoxal). Hoje se sabe que o laser de 650nm e o sistema de LED infravermelho melhoram a atividade da principal fonte de energia no meio intracelular, a Adenosina Trifosfato (ATP), na derme profunda, impactando diretamente no metabolismo local.

“Esse tratamento otimiza o fluxo sanguíneo dérmico, proporcionando melhoria do fluxo capilar e do transporte de oxigênio e nutrientes para os folículos”, diz. Já o laser de 808nm desempenha um papel estimulador intrínseco nos bulbos capilares aumentando o diâmetro e crescimentos dos fios. Além disso, modula a expressão de genes, aumenta a produção dos fatores de crescimento e prolonga a fase anágena.

A tecnologia acelera tratamentos e resultado, pois já na primeira consulta é possível saber o que há de errado com o seu couro cabeludo e iniciar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com a aplicação de leds (vermelho, amarelo e azul), laser de baixa potência, oxigenioterapia, até pulverização de medicamentos tópicos diretamente na área afetada através do sistema chamado de "Drug Delivery Digital”, no qual a infusão de remédios ocorre de maneira uniforme nos pontos de aplicação com precisão digital, levando ao alcance de índices bastante elevados de solução do problema.

Também no seu dermatologista é possível diagnosticar uma futura queda de cabelo com até um mês de antecedência e imediatamente começar o tratamento preventivo que vai evitá-la.

Veja também

Encontrada mulher desaparecida na Praia Brava
O desaparecimento de Simone estava sendo divulgado por amigos
Dono de construtora de Balneário Camboriú é executado dentro de loja
Ele foi morto a tiros e polícia acredita que pode ter sido um latrocínio    
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.
GLOBO é condenada a pagar indenização milionária a ex- apresentadora.
Ela deixou a emissora em janeiro do ano passado.
Grupo Pró Empresa traz desburocratização na abertura de empresas
Em 2019, a média era de oito dias para abrir uma empresa em Jaraguá. Atualmente isso é possível em pouco mais de dois dias.