COVID-19 e o coração

Por: Revista Nossa Foto: Jéssica Kopsch
Compartilhe

O mundo hoje vive uma pandemia por uma doença viral causada pelo novo coronavírus (COVID-19), que surgiu na China em dezembro de 2019. Mas essa não é a primeira vez que isso acontece, apesar de não ter alcançado esta dimensão, este é o segundo subtipo de coronavírus (SARS-CoV-2) já documentado que é relacionado com pneumonia de rápida evolução para síndrome de desconforto respiratório agudo (SDRA).

Uma das principais razões para esta pandemia ter atingido essa magnitude é devido a transmissibilidade do SARS-CoV-2, que é até 10x maior do que o primeiro subtipo do coronavírus documentado em 2002-2003 (também na China), uma vez que taxa de letalidade gira em torno de 2,3%.

Coronavírus: novo estudo afirma que o coração também sofre com a ...

No entanto essa letalidade chega a ser 5x maior em indivíduos com doenças cardiovasculares como infarto miocárdico prévio, insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico, diabetes e hipertensão arterial. Essas comorbidades que são muito prevalentes e as principais causas da mortalidade na população em geral.

Muito tem se falado sobre os anti-hipertensivos da classe IECA/BRA (exemplos mais comuns: enalapril, captopril, ramipril/losartana, valsartana, candesartana) nesta pandemia, pois alguns estudos iniciais questionaram a hipótese do vírus causar maior lesão pulmonar em quem faz uso destas medicações, no entanto estudos mais recentes tem sugerido justamente o contrário, que teriam uma evolução melhor.

Embora haja uma preocupação evidente com o contágio do coronavírus, as afecções cardiovasculares não respeitam quarentena ou qualquer pandemia e continuam sendo muito comuns. Há centros cardiológicos registrando um aumento de 800% na taxa de mortalidade de infarto do miocárdio por demora ou não procura de atendimento médico.

Em meio a tantas incertezas, o bom senso aliado a informações confiáveis tem se mostrado a melhor estratégia. Se informe com seu médico de confiança, não deixe de tomar suas medicações e procurar atendimento quando necessário.

CARLOS EDUARDO CARNIEL BELTRAMI
Cardiologista e Ecocardiografista
CRM/SC 19065
RQE Medicina Interna 15214
RQE Cardiologia 15215
RQE Ecocardiografia 16008

Veja também

Coluna do Moa - 2 de junho
Se o final de semana foi agitado? É claro que não, né!? Mais um final de semana em casa.
Rede Nossa: Após quebra-quebra no centro de Curitiba, terroristas do ANTIFA podem atacar Santa Catarina
Ato em protesto ao presidente Bolsonaro foi convocado pelas redes sociais
Rede Nossa: Após mais 59 casos confirmados de coronavírus, empresa em Corupá é interditada
A Polícia Militar foi comunicada e prestará apoio para que a determinação seja cumprida pelos responsáveis
Rede Nossa: CPI dos Respiradores tem reunião com depoimentos de ex-secretários
A CPI dos respiradores, que investiga a compra de 200 ventiladores pulmonares para combate à covid-19 pelo governo do Estado de SC, retoma a fase de depoimentos na tarde desta terça-feira (2)
Rede Nossa: Grupo hacker vaza dados pessoais do dono da Havan na internet
Informações foram retiradas do ar cerca de 1h15 após a publicação no Twitter
Rede Nossa: Em novo decreto, Governo fala sobre a retomada do Campeonato Catarinense
André Motta, Secretário da Saúde de Santa Catarina, disse que a data pode ser mantida ou sofrer nova alteração dependendo da situação do estado em relação ao coronavírus