CNH provisória: zero infração!

Por: Alerta com Raquel - Por Raquel Krawulski
Foto: Divulgação
Compartilhe

Muitas pessoas ao tirarem sua primeira habilitação, ou seja, sua Carteira Nacional de Habilitação ou permissão provisória, têm dúvidas sobre os procedimentos e o que podem ou não fazer com ela. A primeira CNH só pode ser solicitada por candidatos aptos em todo o processo de exames avaliativos nas categorias A, B, ACC, AB e ACCB e tem validade de um ano. Deve-se tomar cuidado durante esse período para não cometer nenhuma infração de trânsito.

Após esse período de validade, a CNH definitiva é emitida. Para que tenha direito ela, o condutor não poderá ter cometido nenhuma infração que seja considerada grave ou gravíssima ou ter cometido infração média por mais de uma vez. Várias pessoas não conseguem seguir essas regras e acabam perdendo o direito à CNH definitiva e a permissão para dirigir com a provisória.

Mas em que situações o motorista pode perder a habilitação provisória? Como foi dito  anteriormente, ao cometer uma infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média. Nesses casos, o condutor perde a sua PPD e tem que começar o processo de habilitação do zero.

A CNH provisória está sinalizada no documento de habilitação, o que traz também algumas diferenças visuais na sua legenda. Agora, é importante que o condutor esteja ciente de que nesse “período de experiência” ele não pode cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração média, sob pena de não obter a CNH ao final de doze meses, tendo que reiniciar o processo de habilitação.

Se por um descuido a infração foi cometida, procure se defender!

Veja também

Encontrada mulher desaparecida na Praia Brava
O desaparecimento de Simone estava sendo divulgado por amigos
Dono de construtora de Balneário Camboriú é executado dentro de loja
Ele foi morto a tiros e polícia acredita que pode ter sido um latrocínio    
Coluna do Moa deste sábado
Um empresário caixa alta da city, depois de ter pulado a cerca vária vezes, ter sido...
Coluna do Moa desta sexta-feira
Aquela figurinha bizarra e arrogante que sequer sabia falar e não disse...
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.