Avanço no tratamento da calvície

Por: Eduardo Bornhausen Demarch
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Em carnavais nem tão distantes, o refrão de uma popular marchinha escrita em 1942 fazia grande sucesso. Escrita por Roberto Roberti e Arlindo Marques Jr., “Nós, os carecas”, fez muita gente por décadas girar pelos salões cantarolando “é dos carecas que elas gostam mais...”. Se a afirmação contida na música é uma verdade, com certeza ela faz parte daqueles mistérios da mente humana. O fato é que as preferências são muito pessoais e quando se trata de conquistas, tanto carecas como cabeludos podem se dar muito bem.

Uma das mais recentes pesquisas sobre o tema, divulgada em 2017, e conduzida por Albert E. Mannes, especialista em psicologia social da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluiu que homens totalmente carecas são percebidos como “mais dominantes, másculos, viris, confiantes, altos e fortes” do que são. O mesmo levantamento também revelou que homens calvos ou com cabelo apenas nas laterais da cabeça são considerados “mais fracos e menos atraentes”.

Resultado de imagem para calvicie femininas

Mas brincadeiras carnavalescas à parte, o fato é que o número de brasileiros diagnosticados com calvície cresceu 61,8% nos últimos dez anos, passando de 16 milhões em 2008 para 42 milhões em 2019, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A queda de cabelo é um mal que atinge 42 milhões de brasileiros, o que quer dizer que um em cada cinco brasileiros sofre com o problema.

Apesar dos fatores genéticos e da idade serem responsáveis por grande parte dos casos, existem outros fatores externos que podem ocasionar a queda dos fios, alguns relacionados a problemas de saúde e que precisam ser investigados. Por décadas e décadas, enquanto os foliões cantarolavam “É dos carecas...”, cientistas se debruçavam sobre fórmulas e métodos em busca de um tratamento que restaurasse o crescimento dos fios, mas poucos se revelaram totalmente eficazes.

A boa notícia é que a insistência dos pesquisadores, aliada à evolução tecnológica, tem trazido bons resultados. O médico dermatologista, Eduardo Bornhausen Demarch, é um dos profissionais portadores das boas novas em relação aos tratamentos. Profissional dedicado e sempre em busca constante pelo aprimoramento científico e pelas tecnologias mais modernas, ele procura estar presente nos principais encontros profissionais promovidos no Brasil e no exterior.

Diagnóstico correto é primordial

Sempre atento e procurando as melhores soluções para seus pacientes, sejam eles homens ou mulheres, Demarch orienta que quem tiver observando a perda acentuada de cabelos deve procurar um especialista. O médico destaca que um diagnóstico correto é primordial para o sucesso do tratamento. “Não é preciso se desesperar, pois muitas doenças podem ter o quadro revertido, como nos casos de pacientes em tratamento de câncer ou os que tiverem queda repentina”, destaca o médico, lembrando que hoje em dia há inúmeros tratamentos disponíveis, que vão dos mais radicais, como os implantes capilares, ao uso de xampus e novos medicamentos, nas versões injetáveis, tópicas e orais. Além da certeza de uma cabeleira forte e farta, um tratamento capilar também faz crescer na mesma proporção a autoestima. Afinal, na sociedade em que vivemos, com a supervalorização da imagem, perder os fios às vezes traz sérios abalos emocionais. E as novas tecnologias, importantes aliadas em diferentes tratamentos de saúde e estéticos, também atuam contra a calvície.

A solução mais revolucionária

E a boa notícia é que um dos equipamentos mais revolucionários no combate à calvície, o Bulge Hair Restoration, já vem sendo usado em Jaraguá do Sul e região pelo médico dermatologista Eduardo Demarch. O equipamento foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no momento se tornou a esperança para aqueles que sofrem de alopecia androgenética, a popular calvície, que atinge mais de 40% dos homens adultos e 5% das mulheres. Considerada uma plataforma revolucionária para a tricologia - o ramo da medicina que trata dos pêlos ou cabelos – ela reúne um sistema completo de análise e tratamento capilar, que vai desde o diagnóstico até os mais eficientes e consagrados métodos contra a calvície.

Assim que recebe o diagnóstico, o dermatologista informa que o paciente já pode receber tratamento mais adequado, que vai desde a aplicação de leds (vermelho, amarelo e azul), laser de baixa potência, oxigênioterapia até a pulverização de medicamentos diretamente afetada. Os profissionais do ramo dizem que o uso do laser de baixa potência tem se revelado boa solução, com sistemas que atuam nas profundezas da derme, estimulando o metabolismo local, melhorando o fluxo capilar e o transporte de oxigênio e nutrientes para os folículos. A duração do tratamento depende de cada paciente e do grau de perda capilar. Na prática, o uso de raio laser de baixa potência melhora o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, com ação direta no bulbo capilar. Desde os primórdios da depilação a laser notou-se que o emprego de baixas energias em áreas pilosas ao invés de depilar estimulava o crescimento de fios, e este resultado foi primordial para reverter os efeitos da calvície.

Hoje, se sabe que o laser de 650nm e o sistema de LED infravermelho melhoram a atividade da Adenosina Trifosfato (ATP) na derme profunda impactando diretamente no metabolismo local. Este tratamento otimiza o fluxo sanguíneo dérmico proporcionando melhoria do fluxo capilar e do transporte de oxigênio e nutrientes para os folículos, estimulando os bulbos capilares, aumentando o diâmetro e crescimentos dos fios.

Modulação dos folículos capilares
Raios infravermelhos estimulam os folículos capilares a saírem do estado de hibernação, fortalecendo e estimulando o crescimento e desempenhando efeito restaurador.

Regulação da secreção sebácea
O excesso de secreção sebácea é um dos fatores que contribuem para a queda de cabelo. Anomalias nas glândulas sebáceas levam ao excesso de secreção oleosa. O sistema modula a secreção das glândulas sebáceas e reduz a oleosidade.

Sistema de “drug delivery” ideal
O Bulge Hair Restoration traz um sistema de infusão transdérmica de fármacos, com as características mais
desejadas para o tratamento capilar:

• Infusão de drogas hidrofílicas, lipofílicas e macromoléculas
• Distribuição absolutamente uniforme nos pontos de aplicação com precisão digital
• Sistema de vácuo que atenua o desconforto das agulhas
• Rápido: 5 ou 9 agulhas que infundem simultaneamente
• Ajuste milimétrico da profundidade e do volume da infusão

Texto por Rosana Ritta

Veja também

Rede Nossa: Deise Chiodini da AmoBlush dá 5 dicas de maquiagem para trabalho formal
O look em um trabalho formal é muito importante para passar o profissionalismo que o momento exige
Rede Nossa: Musa fitness jaraguaense Emmelyn Silva já tem mais de 50 mil seguidores nas redes sociais
Quem olha para ela não acredita, mas ela afirma que já chegou perto dos 100 kg antes de perceber que precisava mudar!
Rede Nossa: Conheça a história de Tiago Wickmann e a sua paixão pela música
Ele é famoso por fazer os melhores acústicos da cidade, sempre com um sorriso estampado no rosto
Coluna do Moa - 18 de setembro
Está confirmado. A propaganda eleitoral gratuita das eleições municipais de 2020 no rádio e TV começa no domingo, 27 deste mês!
Rede Nossa: Pá e Bola com Moa Gonçalves #3 - Kátia Kohlbach
A nossa convidada de hoje é uma amiga muito querida e de coração perfumado!