Audiência pública discute superlotação de leitos de UTI

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizará amanhã, às nove horas, audiência pública para tratar da sobrecarga do sistema de saúde que resulta na falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. O debate foi proposto pelo deputado, Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

O deputado explica que a realização de uma ampla discussão, diante da gravidade da situação, foi solicitada pela Associação Catarinense de Medicina e demais entidades médicas. “Vamos reunir governo, sociedade, entidades, representantes dos hospitais e dos municípios para tratar dessa situação que tem se agravado a cada dia, com crianças esperando por uma UTI. É preciso uma estratégia clara para enfrentar o atual cenário de aumento drástico de casos de crianças precisando de tratamento intensivo devido a síndromes respiratórias”.

No dia três de junho o governo do Estado decretou situação de emergência em saúde para agilizar a abertura de mais leitos e a contratação de profissionais. “Na audiência será possível analisar o resultado dessas medidas, traçar um panorama da situação, que tende a se agravar com a chegada do inverno, e definir ações em conjunto para garantir a abertura urgente de mais leitos de UTI”, afirma Dr. Vicente.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizados na manhã de hoje, a taxa de ocupação de leitos pediátricos de UTI pelo SUS era de 94,85%, sendo que para as regiões do Grande Oeste, Meio Oeste, Serrana, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a ocupação era de 100%. A situação é ainda mais grave no caso de UTI neonatal, com 98% dos leitos ocupados, havendo apenas três disponíveis em todo o Estado.

Veja também

Encontrada mulher desaparecida na Praia Brava
O desaparecimento de Simone estava sendo divulgado por amigos
Dono de construtora de Balneário Camboriú é executado dentro de loja
Ele foi morto a tiros e polícia acredita que pode ter sido um latrocínio    
Coluna do Moa deste sábado
Um empresário caixa alta da city, depois de ter pulado a cerca vária vezes, ter sido...
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.