Artrite reumatoide: quais os cuidados?

Por: Dicas do Dr. Vicente
Foto: Divulgação
Compartilhe

A artrite reumatoide é uma doença sistêmica crônica que não tem cura, mas pode ser controlada. É uma doença autoimune, ou seja, um tipo de doença onde o sistema imunológico, que é responsável por proteger o nosso organismo de vírus e bactérias, acaba atacando os tecidos do próprio corpo. Neste caso, principalmente os tecidos das articulações, mas pode atacar também outros órgãos.

O principal sintoma da artrite reumatoide é a inflamação – com dor, inchaço e vermelhidão das articulações das mãos e dos pés – e, se não for tratada, essa inflamação pode dificultar as atividades do dia a dia, levando ao comprometimento das juntas e provocando deformidades.

Apesar dos avanços nas pesquisas, a causa da artrite reumatoide ainda é desconhecida. Porém, a maioria dos cientistas concorda que a combinação de fatores genéticos e ambientais é a principal responsável. Foram identificados marcadores genéticos que multiplicam por dez as probabilidades de a doença se manifestar. Entretanto, há quem possua esses genes e não desenvolva a artrite reumatoide, assim como nem todas as pessoas com a doença têm esses genes.

No Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas sofrem desse problema, mulheres na grande maioria. Infecções por vírus ou bactérias e trauma físico ou emocional podem causar a doença em quem tem predisposição genética, bem como os hormônios femininos, uma vez que a incidência é maior nas mulheres. O fumo, além de causar a doença, também reduz a eficácia do tratamento.

No inverno, as pessoas com artrite reumatoide devem evitar o frio e usar luvas e meias de lã. Devem se manter aquecidas para evitar a dor e a piora da rigidez matinal, mantendo atividade física regular. Se a dor impedir a realização dos exercícios, deve conversar com seu médico para escolher uma atividade que se adapte à sua condição, além de ajustar a medicação.

Cuide-se bem para passar o inverno sem dores.

Veja também

SOBRE OS MIL REAIS...
CONFIRA A COLUNA DESTA SEXTA-FEIRA-22-10
Confira a Coluna do Moa desta quinta-feira 21-10
TÁ AFIM DE GANHAR MIL REAIS?
As mulheres o tabagismo e a gravidez
Conheça os riscos e livre-se o quanto antes desse hábito nocivo.
Dia Nacional de Combate a Sífilis chama atenção para a doença
O dia 16 de outubro marca a data, mas orientações, testes rápidos e acesso facilitado ao tratamento fazem parte da rotina diária da saúde.
Boletim coronavírus do dia 21 de outubro de 2021
Nas últimas 24 horas foram 25 novos casos e 50 pessoas recuperadas.