Anderson Kassner retoma debate sobre transformação de Jaraguá do Sul em Região Metropolitana

Por: Revista Nossa Foto:
Compartilhe

 

Anderson Kassner, vereador

 

O vereador Anderson Kassner (PP) reacendeu o debate sobre a possibilidade de transformar Jaraguá do Sul e os demais municípios da Amvali em uma região metropolitana, na sessão desta quinta-feira (8). O discurso se dá em momento oportuno já que o Projeto de Lei 0001.8/2021, da deputada estadual Ana Paula da Silva (Sem partido), que prevê a criação das regiões metropolitanas de Joinville, Jaraguá do Sul e Canoinhas avança na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).

Kassner lembrou que o Deputado Federal Darci de Matos (PSD), autor do Projeto de Lei Complementar nº 15.3/2014, que pretende transformar Joinville em uma Metrópole, esteve na ACIJS, em 2015, e na ocasião sugeriu a possibilidade de transformar Jaraguá do Sul numa Metrópole e não em uma RM de Joinville. Desde então, o vereador tem reunido esforços com várias lideranças para viabilizar esta questão em nível local.

O parlamentar frisou também que em 2017, durante seu primeiro mandato, fez uma moção de apoio para que Jaraguá do Sul não estivesse vinculada a Joinville, mas que fosse uma Metrópole juntamente com os demais municípios da AMAVALI, que incluem: Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Corupá, São João do Itaperiú e Barra Velha.

Dentre as vantagens das Regiões Metropolitanas, citadas pelo vereador, estão o acesso mais facilitado a recursos financeiros; aquisição de recursos destinados exclusivamente às Metrópoles; agilidade na busca e execução de serviços estaduais e federais, entre outros.

Para entender: o que é uma Região Metropolitana?

Do ponto de vista técnico, uma região metropolitana é caracterizada pela conurbação, ou seja, uma junção espacial de áreas urbanas de dois ou mais municípios, normalmente formados no entorno de uma cidade maior e mais desenvolvida. As Regiões Metropolitanas são formadas através da chamada “conurbação’, quando as cidades próximas crescem a ponto de unirem-se umas às outras.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Metropolitana de Florianópolis, a única em Santa Catarina, é composta por 22 municípios, com uma população total de 1,2 milhão de habitantes, segundo estimativa de 2018.

Veja também

Nicolettos Bar comemora o primeiro aniversário
Apostando em um público diferenciado e oferecendo um leque amplo de drinks, bebidas e refeições
Faleceu nesta sexta-feira Renato Trapp, um dos sócios da Trapp Metalurgica
Renato também foi presidente do Baependi por dois mandatos.
Vicente Caropreso cobra alteração na Política Hospitalar Catarinense
Medida é necessária para diminuir a fila para cirurgias eletivas.
1º Encontro Viver Jaraguá já tem data marcada
O evento, voltado para empresários do turismo, ocorre dia 30 de setembro e interessados têm até o dia 29 para se inscrever.
A coluna de hoje eu dedico especialmente ao amigo e empresário
CONFIRA A COLUNA DESTA QUINTA-FEIRA-16-09