Analistas de tendências adiantam as cores da primavera/verão 2021. Confira!

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
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Há algus meses a moda apostava em estilos agressivos e fetichistas, com itens escuros em couro e látex, sobretudos, bandanas e peças em xadrez figurando entre as principais tendências do outono/inverno 2020. Com a pandemia, no entanto, a indústria têxtil teve que se reestruturar e mirar em moods mais suaves para se adequar às mudanças de comportamento geradas pelo isolamento social, como indica um estudo feito por analistas de tendências do WGSN e especialistas da Coloro, a principal concorrente da Pantone.

Vem comigo conferir quais tons surgirão na próxima temporada como um reflexo da dura realidade que vivemos atualmente.

O estilista André Carvalhal, autor do livro "Moda Com Propósito", acredita que os consumidores naturalmente irão gastar menos com roupas após o isolamento social. “Algumas pessoas estarão sem emprego ou sem dinheiro”, afirmou ao Yahoo Finanças.

O profissional adianta que após tanto tempo sem revisitar o guarda-roupa os amantes da moda não devem encarar a busca por novos visuais como uma prioridade. “As roupas deixaram de ser um item de necessidade ou interesse para quem está dentro de casa”, defendeu ao portal.

Para Carla Buzasi, diretora executiva da WGSN, empresa que prevê tendências de mercado, as incertezas criadas pelo surto da Covid-19 obrigaram a indústria têxtil e os amantes da moda a desacelerarem.

“A pandemia de coronavírus é o maior motor de mudança global observado em muito tempo, alterando as atitudes dos consumidores. As indústrias serão pressionadas a se adaptarem à medida que enfrentamos uma realidade que exige flexibilidade, resiliência e, acima de tudo, criatividade, tanto dos indivíduos como das empresas”, diz a especialista no relatório Future Consumer 2022, divulgado recentemente.

Segundo ela, quando a crise acabar iremos lidar com um mundo diferente, o que significa que as marcas deverão proporcionar novos formatos de experiência. “É mais importante do que nunca compreender o que as pessoas ainda querem comprar. Embora dependamos da conectividade digital para sobreviver a estes tempos turbulentos, é a nossa necessidade de conexão humana que realmente moldará nossas vidas”, adianta Buzasi no estudo.

A WGSN destaca que a junção de quatro sentimentos construirá a nova percepção do consumidor: medo, resiliência, resistência e otimismo. Ao unificar essas sensações, os clientes demandarão experiências de compra mais simples. “Deve-se criar ambientes e produtos relaxantes, projetados para aliviar o estresse e a ansiedade”, indica a diretora executiva da empresa.

De olho neste contexto, a empresa de previsão de tendências, em parceria com o catálogo de cores Coloro, investiu em um estudo para apontar quais tons estarão relacionados a este comportamento.

Jenny Clark, diretora de cores da WGSN, conta que os pigmentos serão guiados pelo desejo de energia e equilíbrio. “Com períodos prolongados de isolamento, a natureza e sua vitalidade terão um apelo claro, mas a tecnologia também será celebrada, à medida que as conexões por meio de ferramentas digitais se tornam necessárias. As principais tonalidades da nova estação refletem essa dualidade, indo dos tons orgânicos aos artificialmente aprimorados”, comenta.

Cor será usada para passar sensação de positividade.

Flor de orquídea

Em um momento tão incerto, essa versão um pouco mais escura do magenta será uma ótima maneira de criar uma sensação de positividade e escapismo. A cor vibrante deve causar impacto tanto no beachwear quanto no segmento de festas, além de figurar em estampas e looks monocromáticos.

“A flor de orquídea tem uma qualidade intensa, hiper-real e energizante que se destacará na vida real e nos meios digitais”, observa Joanne Thomas, chefe de conteúdo da Coloro.

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