Alvarás de construção começam a ser emitidos de forma digital

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Nesta semana a prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, emitiu os primeiros alvarás de construção de forma digital. Um momento muito esperado e que marca a modernização dos processos, tornando a aprovação dos mesmos mais ágil e resolutiva e beneficiando a população. Vários profissionais já aderiram à opção digital, sendo que atualmente mais de dez processos já estão em tramitação no setor de análise de edificações da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi faz questão de pontuar sobre a necessidade que foi atendida e de que isso vai impactar diretamente o setor da construção civil, que já está aquecido no município. “Temos que continuar investindo em ações como essa, que trazem resultados sempre muito positivos, para facilitar os processos e torná-los mais ágeis e práticos”, comentou. Ele ainda ressalta que muitos processos passam diariamente na secretaria e a digitalização dos trâmites facilita o dia a dia dos profissionais.
Um dos primeiros processos concluídos foi o da arquiteta, Suellen Georg. Com a possibilidade de fazer as correções de forma digital e sem precisar protocolar de forma presencial, todo o processo ocorreu em três dias úteis. A arquiteta aponta que projetos como esse vem para somar no dia a dia dos profissionais e, consequentemente, dos clientes. “O Projeto Digital facilitou os trâmites e com certeza deu mais agilidade para os processos. Podermos fazer tudo de dentro do nosso escritório, sem precisar fazer impressões e sem precisar acionar o cliente para muitas assinaturas facilita para todos. Os clientes que estavam ansiosos para iniciar o investimento e a construção ficaram surpresos e, ao mesmo tempo, muito contentes com a rapidez da aprovação. Cabe a nós comemorar essa conquista”, destaca.
Bertoldi ainda enfatizou a importância da participação dos profissionais na criação do Projeto Digital, que contribuíram pontuando em conjunto com a prefeitura para que a operacionalização fosse eficiente para ambos.

Critérios
Vale destacar que alguns processos não são aceitos por não atenderem a documentação mínima exigida no Decreto nº 15.329/2021. Por isso, é extremamente importante que o técnico se atente às orientações disponíveis no site da prefeitura: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/projetodigital.

Veja também

Coluna do Moa desta quarta-feira
FAISCA Por favor gente, não convide para sentar na mesma os vereadores Jeferson Cardoso e...
Vamos falar sobre vidros?
São tantas as opções que muitas vezes o cliente pode não saber o que fazer no momento da escolha.
Asfaltamento da Rua 13 de Maio deve continuar em breve
Empresa responsável pelo novo trecho já foi conhecida por meio de licitação.
Central de Imunização do Centro fecha mais cedo amanhã
O motivo é a capacitação de rotina da equipe do posto.
Vôlei jaraguaense carimba o passaporte para a Olesc
Time venceu todos os jogos da etapa regional por três sets a zero e passou para a próxima fase.