Ações de assistência multiprofissional na área da saúde reuniram quatro mil pessoas

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária à Saúde, realizou ao longo dos últimos quatro meses ações de assistência multiprofissional aos sábados nas Unidades Básicas de Saúde. O objetivo foi oportunizar atendimento às mulheres em consultas de pré-natal odontológicas, de enfermagem e médica, bem como a realização de exames citopatológicos/papanicolau (preventivo) e celeridade nas consultas médicas de retorno reprimidas pela pandemia de Covid-19.
De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, essas ações são importantes, pois amenizam o tempo de espera da comunidade e propiciam horários alternativos para o cuidado à saúde da população.
Em relação aos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, a diretora de saúde, Silvia Regina Bonatto acrescenta que é motivo de atenção a baixa cobertura de atendimentos programáticos, como preventivo e pré-natal, no último ano. Segundo ela, essa baixa se deve à pandemia, mas diferentes ações estratégicas estão sendo utilizadas para garantir a assistência às pessoas. Silvia ressalta ainda que no mês passado, fazendo alusão ao "Outubro Rosa", uma ação foi realizada em parceria com o Centro de Atenção à Mulher (CAM) para realização de exames preventivos e contou com o auxílio de profissionais da rede e da professora de medicina da instituição de ensino Estácio de Sá, a médica ginecologista e obstetra, Juliana Barros do Valle, que realizou atendimentos às mulheres ao lado de estudantes do curso.

Confira acima o número de atendimentos realizados ao longo das ações nos sábados.

A gerente da atenção primária, Amanda de Lemos Mello, também destacou a importância dessas ações de assistência multiprofissional como forma de fortalecer ações de pré-natal, retorno das consultas médicas, especialmente de pessoas com doenças crônicas, e a realização de exames preventivos como o papanicolau, sendo positivas as ações em horários diferenciados. Segundo ela, no decorrer dessas ações aos sábados, em torno de quatro mil pessoas passaram por atendimento nas Unidades de Saúde, sendo mil consultas clínicas e de pré-natal.

 

Veja também

Empresa brasileira cria máscara capaz de matar coronavírus
Equipamento da Golden Technology ainda é eficaz contra a variante Delta
Atriz global morre nesta terça-feira
A família não divulgou a causa da morte
Enxadrista jaraguaense se classifica para o Mundial de Malta
André Jordi Volkmann levou a melhor no campeonato sub 2300 - Pensado e garantiu a vaga para a competição em 2022.
QUITAÇÃO ANTECIPADA: POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO DE VALORES
Confira o que diz o advogado Dr. Marcos Roberto Hasse
Agende-se: vistoria do transporte escolar ocorrerá de 12 a 28 de janeiro
Todos os motoristas autônomos e empresas precisam passar por esse processo anualmente.