ALERTA - Os cuidados com a venda de veículos

Por: Alerta com Raquel - Por Raquel Krawulski
Foto:
Compartilhe

Motorista, quando você vende um veículo, você faz o comunicado de venda junto ao Detran? Se a resposta for sim, você estará tranquilo. Mas se a resposta for não, muita dor de cabeça poderá vir pela frente.

Comprar e vender um veículo é muito comum entre os brasileiros. Acontece que há um detalhe importante nessa venda que muitas pessoas não sabem que existe ou esquecem de fazer. Estou falando do comunicado de compra e venda de um veículo. Ele é um processo obrigatório que você deve fazer para comunicar ao Detran sobre a transferência desse veículo.
A recomendação parece notória, mas se não for cumprida pode trazer vários problemas e um grande exemplo é a pontuação indevida na carteira de habilitação. Certo dia apareceu uma cliente no escritório com 302 pontos em sua CNH. Obviamente ela disse se tratar de um engano, pois o veículo dela não tinha nenhuma infração. Como são situações comuns no escritório, pedi se ela vendeu algum veículo. Sossegadamente me disse que sim, mas já fazia uns cinco anos. Bingo! Todos os pontos eram do veículo que havia sido vendido e que a mesma não fez o comunicado de venda.

Fora os pontos, descobrimos que minha cliente estava sendo processada em uma ação de indenização por dano moral (valor de alta cifra), pois seu veículo atropelou e levou uma pessoa a óbito, fugindo do local do acidente. Não identificando o condutor, quem seria o responsável por tudo isso? O proprietário do veículo.

Bem, não vou me prolongar muito nesta história. Só posso dizer que até hoje não terminamos de resolver tudo. E digo isso porque teve bem mais coisas. Isso tudo porque ela negligenciou, não fez o comunicado de venda e continuava como proprietária perante o Detran. Procure sempre, independentemente da negociação comercial que fizer, comunicar ao órgão a venda de qualquer veículo em seu nome e, se você tem uma situação dessas, veículos que estão em seu nome e que você não é mais o proprietário, procure resolver antes que aconteça algo pior. MAIS INFORMAÇÕES - WHATS - 99936-1757

Veja também

Coluna do Moa deste sábado
Um empresário caixa alta da city, depois de ter pulado a cerca vária vezes, ter sido...
Coluna do Moa desta sexta-feira
Aquela figurinha bizarra e arrogante que sequer sabia falar e não disse...
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.
Grupo Pró Empresa traz desburocratização na abertura de empresas
Em 2019, a média era de oito dias para abrir uma empresa em Jaraguá. Atualmente isso é possível em pouco mais de dois dias.