2ª Semana Gastronômica de Jaraguá já tem data marcada

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Jaraguá do Sul terá no mês de agosto uma edição diferente da Semana Gastronômica. Enquanto a primeira edição foi toda realizada sem participação de público em função das restrições impostas pela pandemia, esta segunda edição – agora com a participação da Prefeitura e Epagri –, ocorrerá de forma híbrida, com transmissão ao vivo das palestras e bate-papos por meio dos canais de comunicação do Gastrô Jaraguá, além de dois eventos presencias com limitação de público: um café na Casa Rux e um jantar especial no Salão Barg, ambos no bairro Rio da Luz.
O foco deste ano é a sustentabilidade socioeconômica, por isso o evento traz a proposta de relacionar gastronomia e agricultura familiar com elementos turísticos, apresentando as mudanças comportamentais do público consumidor ocasionadas pela pandemia. Serão abordados temas como gastronomia sustentável, nutrição e alimentos saudáveis, bebidas artesanais e origem dos produtos, meio ambiente e a cadeia produtiva, destinação de resíduos e a compostagem. “Queremos aproximar nossa cultura com a gastronomia e a agricultura familiar, fomentando esta cadeia produtiva para que todos evoluam juntos”, informa a diretora de Turismo, Leila Modro.

Neste ano o foco será sustentabilidade socioeconômica, relacionando gastronomia e agricultura familiar.

O chef Márcio Correa, organizador do evento, lembra que as pessoas estão buscando qualidade de vida e uma alimentação mais saudável. Desta forma, para o segmento gastronômico, a agricultura familiar está se tornando uma referência. “As formas de produção de alimentos no meio rural interferem diretamente no segmento gastronômico e o desenvolvimento da agricultura orgânica está atrelada à demanda dos consumidores”, salienta.
A Semana Gastronômica ocorrerá de nove a 19 de agostoe contará com a participação de chefes, nutricionistas, sommelier, bartender, mestre cervejeiro, entre outros. Durante a abertura será servido o lanche colonial na Casa Rux, a partir das 15 horas. Já o jantar especial no Salão Barg será no encerramento da programação, dia 19 de agosto, a partir das 20 horas. Estes dois eventos serão abertos ao público e seguirão todas as regras de segurança quanto à Covid-19.
Participam desta edição a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da Diretoria de Turismo; a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); além de produtores rurais de Jaraguá do Sul: Casa Rux, Cantinho da Montanha, Pesque Pague Recantos dos Amigos, Cachaçaria Junckes, Sítio das Pitaias e Embutidos Vicini. 

Onde acompanhar:
https://www.instagram.com/gastro.jaragua/
https://www.youtube.com/channel/UC_-3KiyVSRcyYV49XHllgmg/videos

Veja aqui a programação completa do evento.

Veja também

Dia Internacional do Idoso será comemorado no Parque da Inovação
Confira programação completa deste domingo.
Prefeitura altera sentido de ruas no bairro Ilha da Figueira
Quem trafega pelas Ruas Raulino Kreis e Antônio José Gonçalves deve tomar cuidado a partir da semana que vem.
Meninas do vôlei de praia seguem no estadual
De acordo com técnico, dupla tem condição de brigar pelo pódio na fase final.
Prefeitura e IPHAN estudam destino do recurso remanescente do TAC Rio da Luz
Termo de Ajustamento de Conduta prevê investimentos em ações de manutenção e valorização dos bens culturais.
Praça no Nova Brasília é revitalizada
Espaço ganhou novos bancos, piso de paver e iluminação de led.
Jaraguaenses trazem 27 medalhas de Campeonato Estadual de Taekwondo
Duas academias da cidade levaram seus atletas, conquistando o vice-campeonato e o quinto lugar geral.