'Sinto-me otimista com os números recentes da economia catarinense', afirma Carlos Chiodini.

Por: Política - Por Deputado Carlos Chiodini
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Sinto-me otimista com os números recentes da economia catarinense. O avanço na atividade econômica de Santa Catarina, divulgado recentemente pelo Banco Central por meio do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCr-SC), apontou crescimento de 0,56% de maio para junho na prévia do Produto Interno Bruto (PIB). A confiança do empresário também cresceu. Passou de 57,8 para 60,5 pontos em agosto, um aumento de 2,7 pontos, segundo o índice de confiança dos empresários da indústria catarinense (ICEI). Os portos catarinenses, em especial Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, vem apresentando bons resultados. Em tempos difíceis e de estagnação econômica no país, esse cenário positivo comprova a eficiência do nosso Estado, que tanto contribui para o Brasil e pouco recebe em investimentos.

Somos o sexto Estado em arrecadação de tributos federais e o vigésimo em retorno de obras, verbas e serviços. O desempenho catarinense ocupa a segunda posição entre as Unidades da Federação que possuem indicadores de atividade econômica. Rio Grande do Sul (3,45%), Paraná (2,65%), São Paulo (2,59%), Amazonas (2,42%) e Goiás (2,17%) também elevam o desempenho econômico nacional. Neste ano, o destaque é positivo quanto ao crescimento nos Estados do Sul, que cresceu 2,96% e está à frente do Sudeste com (1,78%), Centro-Oeste (1,77%), Norte (1,55%) e Nordeste (0,95%), conforme o IBCr-SC. Houve aumento, ainda, de 43% nas exportações de frango nos portos de Itajaí e Navegantes, com aproximadamente US$ 1,3 bilhão de resultado. Cresceu a atividade de contêineres no Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que movimentou este ano 696 mil TEUs (medida que corresponde contêineres de 20 pés). Além disso, entre janeiro e julho, foram registradas 604 escalas de navios. Só perdemos em números para o Porto de Santos. O valor agregado de cada quilo de carga que passou por Itajaí e Navegantes, no semestre, correspondeu a U$$ 1,27, o que tem reflexo na arrecadação do Estado e dos municípios portuários.

Os dois complexos respondem por 60% do comércio exterior de Santa Catarina. Conscientes do valor econômico catarinense, pedimos ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que reconheça a importância de Santa Catarina e a força do seu povo. Durante um encontro no mês de agosto, uma lista de prioridades foi entregue ao líder do executivo por deputados federais e senadores, pleiteando a duplicação da BR-280 e BR-470, a revitalização da BR-282/158, reconstrução da BR-163, finalização da BR-285, o Contorno Viário da Grande Florianópolis (Parte da Concessão da BR-101), a adequação e manutenção das bacias de evolução e canais de acesso aos portos catarinenses, a melhoria na infraestrutura e agilidade nos processos de concessão dos aeroportos, a aplicação de recursos para manutenção das estruturas das barragens de contenção de cheias, e o ressarcimento dos prejuízos causados a Santa Catarina, reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

É o Estado que proporcionalmente mais deu votos a Bolsonaro, possui relevantes índices sociais de desenvolvimento, tem a maior expectativa de vida no Brasil, tem a terceira colocação de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e possui o quinto maior PIB Per Capita. Merecemos e queremos mais respeito por Santa Catarina!

Carlos Chiodini 
Deputado Estadual, eleito Deputado Federal.

Veja também

Dia Internacional do Idoso será comemorado no Parque da Inovação
Confira programação completa deste domingo.
Prefeitura altera sentido de ruas no bairro Ilha da Figueira
Quem trafega pelas Ruas Raulino Kreis e Antônio José Gonçalves deve tomar cuidado a partir da semana que vem.
Meninas do vôlei de praia seguem no estadual
De acordo com técnico, dupla tem condição de brigar pelo pódio na fase final.
Prefeitura e IPHAN estudam destino do recurso remanescente do TAC Rio da Luz
Termo de Ajustamento de Conduta prevê investimentos em ações de manutenção e valorização dos bens culturais.
Praça no Nova Brasília é revitalizada
Espaço ganhou novos bancos, piso de paver e iluminação de led.
Jaraguaenses trazem 27 medalhas de Campeonato Estadual de Taekwondo
Duas academias da cidade levaram seus atletas, conquistando o vice-campeonato e o quinto lugar geral.