Na última segunda-feira, 17, uma empresa tradicional confirmou o fechamento de 88 lojas.
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O fechamento das unidades ocorre em meio a uma dívida de R$ 1 bilhão e até clientes desolados.
Em suma, a rede de varejo Marisa informou que concluiu seu plano de reestruturação financeira com um total de 88 lojas fechadas no dia 17.
De acordo com a empresa, foram investidos R$ 44,5 milhões para a desativação das unidades.
As medidas foram tomadas devido as tentativas de Marisa de recuperar sua capacidade de gerar caixa.
“A Marisa Lojas S.A vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral a conclusão, dentro do prazo previsto, das principais e mais desafiadoras ações desenhadas dentro plano de otimização operacional da companhia”, disse a empresa. De acordo com informações do G1, o plano previa o fechamento de 92 lojas da empresa.
MAIS DETALHES SOBRE FECHAMENTO
Porém, a empresa revelou que optou pelo fechamento das 88 unidades “visando a preservação de pontos em que foram identificadas melhorias e que deverão resultar em maior eficiência operacional”.
Além disso, a rede varejista revelou que o custo de R$ 44,5 milhões para o fechamento das lojas ficou 16% abaixo do previsto inicialmente.
“Para o parque [número de lojas] atualizado de 246 unidades, que mantêm a presença da companhia em todos os estados da federação”, disse a nota, que continuou:
“O foco estará em maximizar a produtividade e resultado operacional, com suporte do braço digital e inovações no modelo operacional”, afirmou a nota.
A Marisa também afirmou que no segundo semestre serão otimizados os serviços de terceiros e outras despesas.
Desse modo, a empresa espera por uma economia adicional de pelo menos R$ 10 milhões por ano.
De acordo com a rede varejista, o processo de renegociação de dívidas atingiu 97% do total de valores devidos aos seus parceiros de revenda e 90% do total de seus fornecedores.
A Marisa é uma das maiores varejistas do Brasil. Com foco na classe média, a rede afirmou que apertou as margens para manter preços baixos e deixou de inovar.
Desse modo, a rede reduziu a qualidade dos produtos e lidou com a perda de poder de compra da classe média.
Em 2016, família Goldfarb, fundadora da rede, deixou a gestão da empresa. Com as mudanças e o inicio da pandemia da Covid-19, a empresa registrou um prejuízo líquido de mais de R$ 400 milhões.
No ano de 2021, o prejuízo foi maio de que R$ 70 milhões e no ano seguinte de R$ 200 milhões. Já em 2023, o prejuízo fechou em R$ 148,9 milhões. O total é de R$ 918,9 bilhões.
No primeiro trimestre deste ano, a companhia ainda tinha uma dívida líquida de R$ 461 milhões.
Já a dívida bruta das Lojas Marisa totalizou R$ 1,4 bilhão em março de 2023, de acordo com o UOL.
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