Em mais um evento que fez parte das comemorações dos 147 Anos de Jaraguá do Sul, a 37ª Kolonistenfest atraiu um público estimado pela organização entre 25 a 30 mil pessoas nas dependências da Sociedade Aliança, no bairro Rio Cerro II. “Superou todas expectativas. Foi muito bom mesmo”, celebrou o presidente da Sociedade Aliança, Waldino Hornburg.
Uma das mais tradicionais festas de colonos da região trouxe atrações para todas as idades. O evento contou com 100 expositores, biergarten, 10 atrações musicais, desfiles típicos, apresentações folclóricas, passeio 4×4 de tobatas e cicloturismo, competições de tiro e prova do serrador, brinquedos infláveis para a criançada, além de uma variada gastronomia e bebida para todos os paladares.
A abertura da Kolonistenfest teve tradicional descerramento da fita e sangria do primeiro barril de chopp e contou com representantes dos governos estadual e municipal. “É muito bom estar aqui mais uma vez nesta festa tão bela e tradicional que homenageia as pessoas que ajudaram a construir nossa cidade nestes 147 anos de existência. A cada ano que passa, a Kolonistenfest está mais bonita e organizada. Uma forma de valorizar e mostrar que nosso alimento provem dos pequenos agricultores que fazem a diferença em nossa cidade, Estado e porque não dizer no país e no mundo. Algo que valoriza mais esta festa”, destacou o prefeito de Jaraguá do Sul, José Jair Franzner.
A exemplo do ano passado, o município também se fez presente na Kolonistenfest 2023 com um estande montado no qual divulgou os programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento voltados ao produtor rural. No mesmo espaço foram promovidas palestras voltadas aos agricultores – a exemplo do que também foi feito na Festa do Colono na semana anterior – com os temas “Sucessão Familiar” e “Gestão Financeira”. Segundo o secretário de desenvolvimento rural, Marcos Voltolini, essas questões “são importantes para o meio rural e merecem um debate aprofundado”. Além das palestras também ocorrerá uma oficina sobre o uso das redes sociais no agronegócio.