Mal começou e a Schützenfest – Maior Festa de Atiradores do Brasil – já mostra porque é um dos principais eventos culturais de Santa Catarina. Os números registrados pela Comissão Central Organizadora (CCO) do evento mostram que a 34ª edição tem tudo para superar as anteriores.
Quem esteve no Parque de Eventos Ademar Frederico no sábado, dia de maior movimentação da festa, pôde constatar de perto essa popularidade. As catracas de acesso ao parque registraram um público de 27.183 visitantes, número que supera o registrado no primeiro sábado da Schützenfest em 2023, que foi de 24.335 pessoas.
Já o número total de público registrado nos quatro primeiros dias da Schützenfest foi de 60.917 visitantes, o que supera em 16,11% os números do ano passado no mesmo período (52.316 pessoas). Os estandes de tiro da festa também evidenciaram esse crescimento. Até o momento foram feitos 41.640 disparos, 40% a mais do que nos primeiros quatro dias da festa em 2023.
Para a CCO, a festa caiu no gosto popular e alguns fatores como ambiente, decoração, bandas musicais, atrações culturais variadas, gastronomia e preços acessíveis fazem com que as pessoas tenham mais carinho e apreço pela “Schützen” o que gera uma expectativa, ano a ano, em torno das novidades.
“É muito importante estar divulgando, fortalecendo a cultura germânica de nossos antepassados na cidade. É uma alegria poder estar participando, mais uma vez, desta celebração”, argumentou Carlos Raiter, que se declarou um frequentador assíduo da festa. Ao lado da esposa Bianca, ele foi um dos que conferiu a nova atração da festa este ano: a roda gigante.
O perfil variado de pessoas que frequentam a festa é outro diferencial. É possível observar um público mais familiar, ligado à própria cultura das sociedades de tiro, assim como o mais jovem, mas que também parece se render à cultura de “Fritz e Frida”, atualizando essa tradição. E não são apenas jaraguaenses que entram no embalo das bandas da Schüzenfest. Pessoas de outros locais do Estado, do Brasil e até do exterior já marcam presença na Maior Festa de Atiradores do Brasil. “Vem mexicano, americano, argentino… enfim, de todo o lugar do mundo para levar uma lembrança da nossa Schützen sempre com eles”, destacou a vendedora de souvenirs da festa, Ana Carolina Lennert.
Os números divulgados pela CCO indicam que a Schützenfest segue em franco crescimento, mas sem perder sua essência, o que a torna um dos eventos culturais mais atraentes do Estado.
Noticias relacionadas
Confira a programação completa aqui
Confira os números da festa até agora
Público até 10/11: 60.917.
Chope: 102.785.
Tiros: 41.640.