2ª edição do Jazz Catarina traz a Blumenau concertos com artistas referência da música instrumental, de agosto a novembro, no Teatro Carlos Gomes

data 26 de julho de 2024

As apresentações ocorrem no Salão de Festas com entrada gratuita e aberta ao público e ingressos antecipados pelo Sympla

Palco intimista e jazz instrumental para os ouvidos e para a alma. De agosto a novembro deste ano, Blumenau recebe a 2ª edição do Jazz Catarina, com concertos de música instrumental, que tem como banda base o All Jazz Quartet, quarteto blumenauense referência do gênero no Estado, e quatro artistas convidados, entre eles o saxofonista Derico Sciotti, um dos integrantes do Sexteto do Jô Soares. A abertura da edição ocorre no dia 15 de agosto, com apresentação do baterista e percussionista de Willian Goe, com repertório de jazz e música brasileira. No dia 11 de setembro, o convidado da noite é o baixista Tiê Pereira, num tom de traditional jazz. No dia 4 de outubro, o concerto conta com o saxofonista cubano Elio Lorenzo, que apresenta um repertório mais voltado para o latin jazz; e no dia 7 de novembro, o convidado do Jazz Catarina, é o consagrado saxofonista Derico Sciotti, em um concerto de jazz mundial e de muita história, conversa. As apresentações ocorrem sempre às 20h, em formato arena no Salão de Festas, do Teatro Carlos Gomes, com entrada gratuita e aberta ao público, e ingressos antecipados pelo Sympla.

“A segunda edição do Jazz Catarina tem por objetivo apresentar a música instrumental produzida no Estado e também no país, de uma forma artisticamente mais livre e reafirmar o espaço do projeto no calendário de eventos da cidade, e quem sabe em um futuro próximo tornar o evento um dos palcos do jazz catarinense, além de levar ao público de todas as idades e gêneros de forma gratuita a produção de música instrumental produzida na região. Esperamos que as pessoas prestigiem, pois tudo está sendo preparado com carinho a elas”, declara o baixista Caio Fernando.

Como contrapartida social, duas escolas da rede pública de ensino de Blumenau irão receber quatro pockets shows com o All Jazz Quartet, uma oportunidade para difundir e informar mais sobre o jazz instrumental e os instrumentistas da cidade aos alunos.

“O responsável pela coordenação artística do projeto é o premiado baixista e instrumentista, e também proponente deste projeto, Caio Fernando, um dos integrantes do All Jazz Quartet, e artista que leva o nome de Blumenau a todo país. Figura importante da produção musical, referência profissional, artística, e, atualmente, nome unificador do jazz catarinense”, afirma a produtora cultural Soila Freese. “Vale ressaltar que o projeto é também um meio de difusão e reconhecimento do cenário musical e valoriza todos os profissionais envolvidos, tendo sempre como maior referência levar música para o público”, complementa, Soila.

O 2º Jazz Catarina é um projeto cultural viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo de Altenburg, Karsten, Macler e Werken. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/alljazzoficial

PROGRAMAÇÃO 2ª EDIÇÃO JAZZ CATARINA
2º edição do Jazz Catarina, em Blumenau
Dia 15 agosto, às 20h: convidado baterista e percussionista Willian Goe
Ingressos https://www.sympla.com.br/2-jazz-catarina—all-jazz-convida-willian-goe__2566878
Dia 11 setembro, às 20h: convidado baixista Tiê Pereira
Dia 4 de outubro, às 20h: convidado saxofonista Elio Lorenzo
Dia 7 de novembro, às 20h: convidado multi-instrumentista Derico Sciotti, saxofonista Sexteto do Jô Soares
Banda base nas apresentações: All Jazz Quartet (Caio Fernando, Suelen Mondini, Rafa Girardi e JP Batera)
No Salão de Festas, do Teatro Carlos Gomes (R. XV de Novembro, 1181, Centro)

Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade, com ingressos antecipados pelo Sympla
Classificação indicativa: Livre. 

BANDA BASE
O All Jazz Quartet é um encontro de músicos apaixonados por música instrumental, que se transformou em um projeto de fomento e incentivo à cultura. O repertório passa pelo jazz, música brasileira, funk, pop, entre outros estilos. O quarteto é formado pelos músicos blumenauenses Caio Fernando (baixo elétrico e acústico), JP Batera (bateria), Rafa Girardi (teclas) e Suelen Mondini (saxofone). Por meio do projeto Jazz Catarina, o AllJazz realizou diversos shows com grandes nomes da música instrumental catarinense, entre eles, Ozéias Rodrigues, Fabio Oliveira e Braion Zabel. Todos os shows foram gratuitos e abertos a toda comunidade, com o intuito de formar plateia para o estilo musical, artistas e fornecer cultura acessível a todos.

CONVIDADO DE AGOSTO
O baterista e percussionista Willian Goe é professor na Associação Proarte de Itajaí, ministrando aulas de bateria, percussão, violão, rítmica e prática de conjunto. Atua no programa Arte nos Bairros como professor de bateria e percussão e desenvolve também trabalho de musicalização e rítmicas em projetos sociais de música e cidadania. É Licenciado em Música, Bacharel em Bateria e Percussão e Pós Graduado em Educação Musical pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ministra workshops, oficinas e formações continuadas de musicalização infantil, percussão e bateria em cursos, eventos e festivais. Em 2023, participou do concerto de Natal que recebeu a cantora Carmen Monarcha como solista principal. Atua nos grupos PercuSax Quinteto, Hana Pickler, Cordas e Cuerdas e Trio Americanto. Integra a banda Jam Sessions do Festival de Música de Itajaí e a banda ITAJAZZ desde 2010. Baterista nos trabalhos de artistas como Arnou De Melo, Ana Paula da Silva, Bárbara Damásio, Chico Preto, Daniel Montero, Marzio Lenzi, Mazin Silva, Gabriel Vieira, entre outros.

CONVIDADO DE SETEMBRO
O baixista Tiê Pereira, ingressou no renomado Codarts, em 2008, conservatório de Jazz e World Music em Rotterdam/Holanda. Residindo neste país, Tiê tem a oportunidade de tocar com músicos de renome internacional da cena jazzist e realizar turnês pela Europa, Ásia e América Latina. Na Holanda tocou em um dos festivais de jazz de maior importância do mundo, o North Sea Jazz Festival e também no renomado Bimhuis, uma das casas de jazz mais conhecidas da Europa, localizada em Amsterdam. Vem desenvolvendo um extenso trabalho como curador musical de um dos projetos mais importantes relacionados ao jazz em Florianópolis, o Sexta Jazz Aliança Francesa. Também é idealizador e produtor musical do projeto Hoje é Jazz BB que atualmente é um evento que já está marcado no calendário da cidade como um evento de grande relevância, levando música de qualidade e de forma gratuita para toda a família e em espaços públicos. Em janeiro de 2019, produziu o primeiro Jurerê Summer Sunset Jazz, em Jurerê, um festival gratuito onde contou com a presença de importantes músicos da cena local. 

CONVIDADO DE OUTUBRO
O saxofonista cubano Elio Silveira Vistel, conhecido como Lorenzo Vistel, nasceu em Santiago, mas adotou a cidade catarinense de Porto Belo para morar. É saxofonista desde os 10 anos de idade, com formações em escolas de música em Cuba, com a escola Elemental de Música José Maria Heredia e no Conservatório Nacional de Música da Habana.  A carreira como músico profissional teve início em 2009, com a banda do concerto do conservatório, fazendo uma turnê pelo país Cubano. Fez formação de grupos como  Oscar Valdez y Diakara, Chispa y Los Cumplices, o cantor Léo Vera, entre outros. Foi convidado para renomados festivais como o Festival de Caribé, Festa do Fogo, Festival Jazz Plaza e Festival Salsa, em Caracas, na Venezuela. Atualmente, Vistel faz parte do projeto BRASCUBAS formado por músicos de destaque em Santa Catarina, fazendo uma mistura dos ritmos e gêneros do Brasil com Cuba. Faz parte da formação da banda do cantor catarinense Nego Joe. 

CONVIDADO DE NOVEMBRO
O saxofonista e multi-instrumentista Derico Sciotti, conhecido pelo público como um integrantes do Sexteto do Jô Soares, famoso programa de TV, tem formação erudita, obteve grande repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais de jovens instrumentistas, o que possibilitou a participação em diversos recitais e concertos pelo Brasil. Em 1990, Derico é convidado a participar das gravações do programa Jô Soares Onze e Meia, do SBT, Canal 4 de  São Paulo como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia. O artista lançou dois livros, o primeiro em 1995 pela editora Best Seller “A Busca Dos Óculos de Graal – A História do Deriquismo e outros Assuntos Aleatórios” e o segundo em 2001 pela editora Madras “Bobagens.com”. É músico exclusivo Yamaha e ministra palestras e “workshops” sobre instrumentos musicais (flauta e saxofone) e a profissionalização e mercado de trabalho para o músico brasileiro. Possui uma produtora, a Derico Produções, que atua no ramo de eventos corporativos e licenciamento de marcas.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Diretor artístico: Caio Fernando
Banda base: All Jazz Quartet (Caio Fernando, baixo elétrico e acústico; JP Batera, bateria; Rafa Girardi, teclas; e Suelen Mondini, saxofone)
Convidados: Willian Goe, Tiê Pereira, Elio Lorenzo, Derico (saxofonista Jô Soares)
Produção executiva: Soi Arte e Cultura
Produção: Soila Freese
Designer/Arte: Igor Bachmann
Gestão redes sociais: Gear Digital
Divulgação Cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia