2023 – Um ano produtivo

data 19 de janeiro de 2024

Conquistas e projeções para 2024 por Vicente Caropreso.

Que 2024 seja um ano produtivo como foi o ano passado. O espaço aqui é pequeno para dizer tudo o que realizamos no ano anterior, por isso vou resumir este breve balanço a três assuntos. Quem acompanha esta coluna sabe que muito mais foi feito.

Infraestrutura
Alcançamos a retomada das obras nas estradas da região, que ficaram paradas por seis meses, após muita luta. Conseguimos incluir como prioridades no Programa Estrada Boa do Governo do Estado as quatro principais obras regionais de infraestrutura: a duplicação da BR-280 entre Jaraguá e Guaramirim; a reabilitação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba; a revitalização da SC-110 entre Pomerode e Jaraguá do Sul; e a pavimentação da SC-414, que interliga os municípios de Luiz Alves, Massaranduba e Blumenau.
O ritmo ainda não é o ideal, mas as obras recomeçaram. Agora é fiscalizar e cobrar sua execução.


Saúde
Conseguimos o acordo que autoriza o Hospital São José (HSJ) a realizar cirurgias cardíacas de emergência e urgência pelo SUS, pagas pelo Governo do Estado, para atender os 300 mil moradores da região da Amvali.
O dia 11 de setembro entrou para a história de Jaraguá do Sul, quando foi feita a 1ª cirurgia cardíaca pelo SUS no HSJ.
Nosso mandato garantiu R$ 5,2 milhões para a construção dessa estrutura, que desde então evita que os pacientes se desloquem até Mafra para serem atendidos, em uma viagem capaz de pôr suas vidas em risco. Nessa hora, minutos salvam vidas.



Inclusão
Efetivamos a lei que garante pensão para o autista nível 3. Isso irá aliviar o sofrimento de famílias com renda familiar de até dois salários-mínimos, incapazes de arcar com os custos de manter e tratar uma pessoa com esse grau de deficiência. A Lei garante também o apoio do Estado no tratamento.
Também efetivamos a lei que garante validade indeterminada para laudo médico para deficiência permanente e autismo, evitando assim que as pessoas precisem pagar consulta ou se submeter a filas para a renovação periódica quando a deficiência tem caráter permanente.
Dois projetos importantes de inclusão e justiça social.
Um grande abraço a todos e vamos em frente que este ano tem mais!

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia