10 tendências da MFW para o inverno 2024

data 24 de julho de 2024

Lingerie, tricôs, roxo e mais. Saiba quais são as principais tendências para a estação mais fria e escolha a sua favorita.

Enquanto as fashionistas se deslocam de Milão para Paris, nós destrinchamos as principais tendências da MFW para o inverno 2024, como as lingeries usadas com alfaiataria, os comprimentos mídi e o verde militar. Veja no que vale a pena ficar de olho.

Comprimento midi
Na esteira da tendência ladylike, as saias e vestidos de comprimento midi estão em alta na temporada internacional, como mostram Prada, Bottega Veneta, Dolce & Gabbana, Del Core, entre outras.
Há diferentes propostas, como as sobreposições despojadas da Bottega Veneta, os looks ultrasexy da Dolce & Gabbana ou as peças desconstruídas da Prada – vide as saias midi com a frente de alfaiataria e as costas de seda tipo lingerie.

Acessórios de cabeça
De lenços aos chapéus de estilo militar, os acessórios de cabeça bombaram na semana de moda italiana e estão entre as tendências da MFW para o inverno 2024. Na Fendi, por exemplo, a touquinha entrou pra jogo e é incorporada como o próprio capuz das blusas.
Enquanto a Moschino vai de lenços e chapéus estilo cowboy, a Prada investe nos bonés de estilo militar e a Dolce & Gabbana nas boinas. A peça também apareceu na Empório Armani, mas sem aba e com contornos quadrados, numa leitura semelhante ao modelo usado pelas comissárias de bordo.

Lingerie & transparências
Apesar das temperaturas frias do inverno, transparências, rendas, bodies e outras peças que costumam ficar na gaveta de lingeries cruzaram as passarelas em looks sensuais, como os vestidos slip dress da Gucci e Moschino, e em quase todas as criações da Dolce & Gabbana.
Nesta temporada, Domenico Dolce e Stefano Gabbana mergulham no clima boudoir, com saias de seda transparente pretas amarradas no quadril ou na frente combinadas com smokings. O mix de lingerie com alfaiataria também apareceu na Versace e Gucci.

Roxo
A semana de moda italiana teve muito marrom e bege, mas alguns blocos de roxo em desfiles de marcas como Tom Ford, Prada e Missoni colocam a cor entre as tendências da MFW para o inverno 2024.
O melhor da trend é que ela abrange diversos tons, como mostra a segunda coleção de Peter Hawkings para a Tom Ford. Do suave ao mais vibrante, ele ganhou vida nas peças de alfaiataria, nos vestidos longos transparentes e nos curtinhos de frente única. Ou seja, opções para todos os estilos.

Capas
Capas, mantôs e ponchos chegam com tudo para esquentar os looks da temporada e entrar na lista de tendências da MFW para o inverno 2024. No time da moda minimal, mais casual, estão os modelos tipo poncho da Bottega Veneta, Antonio Marras e Tod’s.
A Marni também aposta nos ponchos, mas com couro, modelagens oversized e animal prints. Os mantôs também entram na jogada, vistos nas coleções da Ferragamo, Del Core e Jil Sander.
Ainda há propostas mais festivas, como mostram os vestidos com capas da Diesel, Chiara Boni e Alberta Ferretti, ideais para princesas modernas que terão eventos especiais no inverno.

Amarrações
Os stylists de Milão optaram por um truque parecido nesta temporada: os nós e amarrações. A maioria aparece nas peças de tricô amarradas nos ombros, como nos desfiles da Moschino, Fendi e Alberta Ferretti, mas também há propostas em vestidos e saias, vistas em coleções de labels como Etro e Max Mara.

Verde militar
Embora os tons de verde escuro já tenham sido vistos em temporadas anteriores, eles continuam fortes, especialmente a variação militar.
A Gucci é uma das marcas que incluiu a cor na cartela da nova coleção, com casacos, vestidos e conjuntinhos verdes. Na Alberta Ferretti, o tom arrematou um luxuoso sobretudo de lã combinado com xale, numa vibe comfy chique.
Kim Jones também brincou com a cor na Fendi, tanto nas roupas como nos acessórios, incluindo botas de couro acima do joelho e polainas.

Bota de cano alto
Botas já são itens clássicos do inverno e, em 2024, os modelos de cano alto prometem bombar, pelo que mostram as coleções da semana de moda de Milão. O modelo da vez é um cruzamento do shape cowboy com o de montaria. O bom é que há uma variação de tons, indo do preto básico e atemporal ao amarelo, azul e verde, adicionando charmosos pontos de cor às produções invernais.

Tricô
Tricôs, suéteres e vestidos canelados estavam por toda parte nas passarelas de Milão, trazendo um glamour aconchegante às coleções da temporada. Na Max Mara, por exemplo, um vestido cinza justinho com tranças diagonais ajudou a ressaltar as curvas do corpo sem perder o conforto.
A Fendi evocou o estilo britânico em suas malhas num resultado meio geek chic, com malhas jogadas de maneira despojada sobre os ombros ou suéteres sobrepostos por casacos.
Já na estreia de Adrian Appiolaza na Moschino, os tricôs são trabalhados em suéteres oversized caramelo e cinza, enquanto Gucci, Ferragamo e Prada trazem cardigãs de diferentes estilos à passarela.

Peles falsas
De Nova York a Milão, os estilistas estão prevendo uma estação extremamente fria, dada a quantidade de peles sintéticas e outras pelúcias na passarela, confirmando esta como uma das principais tendências da MFW para o inverno 2024.
Na Diesel, os looks eram dignos do Chewbacca, de Star Wars, enquanto os casacos peludos da Tom Ford são sexy e elegantes, prontos para o jet-setting.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia