Ao longo de 2024, a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa realizou 15 eventos de capacitação e formação, que somaram mais de 10 mil inscritos. Esse número foi o destaque do balanço apresentado pelo presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso, durante a última reunião do colegiado, realizada nesta terça-feira, dia 10.
Noticias relacionadas
Os seminários e eventos regionais, organizados em parceria com Apaes, AMAS, prefeituras e outras instituições do terceiro setor, abordaram temas como educação inclusiva, autismo, síndrome de Down, doenças raras, fissura labiopalatina, acesso ao mercado de trabalho e captação de recursos para o terceiro setor. “Levamos informação de alto nível, com especialistas e palestrantes renomados, para todas as regiões de Santa Catarina, sempre com o objetivo de disseminar conhecimento em prol da inclusão”, destacou Dr. Vicente.
A Comissão também aprovou 25 projetos de lei ao longo do ano. “Foi um ano produtivo, com um saldo positivo. Apesar de ser um ano eleitoral, conseguimos manter o ritmo de trabalho e alcançar muitos avanços”, avaliou o deputado.
Entre os projetos aprovados, Dr. Vicente destacou a criação do Prêmio Asas da Inclusão, uma lei de sua autoria que contou com o apoio da comissão. A honraria, aprovada pela Assembleia Legislativa, será entregue a cada dois anos a personalidades e organizações catarinenses que se destacarem na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
“Seguiremos com os olhos e ouvidos atentos, garantindo que os direitos dos mais necessitados sejam respeitados e atendidos com qualidade. Este é e sempre será o nosso compromisso, que levaremos conosco para o próximo ano”, finalizou Dr. Vicente.