Termina Horário eleitoral no rádio e na TV do 1º turno

Panorama Político com Albino Flores. Fique por dentro de tudo!

8 min para ler 4 out, 18

Esta quinta foi o último dia para a realização de debates, comícios e propagandas políticas em reuniões públicos

A Campanha durou apenas 35 dias

4jf9myna50_98r9vlm5zd_file-1

O período de propaganda foi menor neste ano, com dois blocos de 25 minutos por dia, de segunda a sábado, em dias intercalados para os diferentes cargos. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão do primeiro turno das eleições 2018, terminou nesta quinta-feira (4), com a exibição de programas de candidatos a presidente da República e deputado federal.

download-3

A divulgação de pesquisas eleitorais é permitida até o sábado, para todos os cargos. Já as pesquisas de boca de urna, realizadas no dia do primeiro turno, somente poderão ser divulgadas depois de encerrado o pleito em todo o país, no caso das pesquisas para a disputa presidencial, e a partir das 17h fica permitida a divulgação das pesquisas para os cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.

300px-urna_eletronica

As propagandas eleitorais no rádio e na TV voltam a ser veiculadas no dia 12 de outubro  e ficarão  no ar até o dia 26 de outubro. Na TV, o primeiro bloco começa às 13h e o segundo às 20h30, enquanto no rádio os horários de veiculação são 7h e outro às 12h. O tempo de 20 minutos será dividido igualmente entre os candidatos.

Vai viajar no dia das eleições? É necessário justificar o voto

No próximo domingo, dia 7 de outubro, todos os brasileiros têm um compromisso com o futuro do país: as eleições. Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral deve justificar sua ausência da votação — e isso inclui quem está em viagem, seja dentro ou fora do país.

A maneira mais fácil e rápida é apresentar a justificativa no próprio dia do pleito, mas também há soluções para quem não conseguir justificar no domingo (7) — inclusive uma solução on-line, que é novidade em âmbito nacional

images-3

Para quem está no Brasil:

Para quem está em viagem pelo Brasil, o mais indicado é justificar no próprio dia das eleições. Basta se dirigir a um dos postos de justificativa (confira a lista) e levar um documento oficial com foto e o título de eleitor. Caso não esteja com o título eleitoral, vale também apresentar o número do documento (consulte aqui). O processo de justificativa é bem rápido e não deve levar mais que 15 minutos, sem grandes impactos na sua viagem.

Para quem está em locais onde não há postos de justificativa ou para quem não conseguir justificar a ausência neste domingo (7), é possível enviar a justificativa de forma on-line, através do Sistema Justifica. Em âmbito nacional, a plataforma é uma novidade, já que até 2016 era restrita a apenas alguns estados.

Outra solução é imprimir o formulário (aqui) e entregá-lo preenchido em qualquer cartório eleitoral. O eleitor pode também enviá-lo por correio ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito, acompanhado da documentação que comprove a impossibilidade de comparecer no dia da votação.

Para qualquer das opções após o dia das eleições, é preciso estar atento para não perder os prazos: para o 1º turno, é até o dia 6 de dezembro de 2018. Para o segundo, até 27 de dezembro de 2018.

Para quem estiver fora do Brasil:

Quem estiver no exterior também pode fazer a justificativa através do Sistema Justifica. Outra possibilidade é encaminhar o formulário preenchido (acesse aqui) ao cartório eleitoral do município de sua inscrição, sempre de olho no prazo: para o 1º turno, até o dia 6 de dezembro de 2018; para o segundo, até 27 de dezembro de 2018.

Kassner no Executivo

img_0170

Durante os 10 dias em que esteve como prefeito interino de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner (PP) visitou o Pama, no bairro Czerniewicz, às 5 horas, na segunda e sexta-feira. Aproveitou a oportunidade como prefeito em exercício e foi ouvir quem aguarda em pé na fila pela retirada de receitas médica e consultas.

42956475_778776888959228_4755072127214813184_n Como a quantidade de senhas é reduzida, os pacientes madrugam para garantir atendimento das 4h até as 6h30, quando abre o Pama. Conversou com a Secretária da Saúde e serão estudadas medidas para resolver o problema.

Mais projetos

 O prefeito em exercício Anderson Kassner enviou à Câmara de Vereadores, no dia 28 de setembro, três projetos de leis destinados para atendimento prioritário em filas e à causa das pessoas portadoras de necessidades especiais em Jaraguá do Sul. Kassner recebeu pais de autistas no gabinete e anunciou a elaboração das propostas. Antes de chegar ao Plenário para votação, as medidas devem seguir trâmite legal nas comissões permanentes do Poder Legislativo. Um dos projetos prevê a Criação da Carteira de Identificação do Autista (CIA), que poderá ser utilizada quando da necessidade desta identificação em comércios, repartições públicas, estabelecimentos de saúde, entre outros.

 

Gruner reassume presidência do Legislativo

posse-do-suplente-alessandro-rosa-e-marcelindo-gruner-03-10-6

Marcelindo Carlos Gruner (PTB) assumiu novamente a presidência do Legislativo municipal. A posse ocorreu na manhã desta quarta-feira (03). Gruner ficará no comando da Câmara por um período de 15 dias, em função da licença não remunerada do titular Anderson Kassner (PP). Também na mesma manhã ocorreu a posse do suplente de Kassner, Alessandro Rosá. Marcelindo Carlos Gruner, que é servidor público, está de licença prêmio por 30 dias, não havendo, desta forma, sobreposição de funções.

Mais 28 ruas serão pavimentadas nos próximos dias

20181002_092349

prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, anunciou a pavimentação de mais 28 ruas em 14 bairros da cidade, num investimento de 11 milhões que representam mais de 10 KM em melhoria. O prefeito foi enfático em afirmar que os investimentos em infraestrutura irão continuar, mesmo com a crise econômica pelo qual o município passa.

grid

“É algo que precisamos fazer. Mas mesmo diante deste quadro conseguimos uma média de 30% de economia por licitação, o que ajudou a viabilizar essas melhorias”, ponderou. O prefeito ressalta que já são 75 ruas pavimentadas em 2 anos de governo

ÁUDIO:https://soundcloud.com/user-431367159/03-antidio-lunelli

Mais um prefeito expulso

 

download-4

Prefeito de Chapecó Luciano Buligon

A executiva estadual do PSDB expulsou do partido o prefeito de Rio do Sul, José Thomé Filho. A alegação em nota oficial foi de infidelidade partidária.O prefeito declarou apoio à candidatura de Gelson Merisio (PSD), adversário político de Mauro Mariani, que tem como candidato a vice o tucano Napoleão Bernardes. Antes dele, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, foi expulso do PSB após apoiar o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

RI 77 no Rio Molha ganha pavimentação

 42959084_1532470093565578_3470094671907127296_n

 Vereador Marcelindo Gruner em ação

Mais uma obra de Pavimentação Comunitária foi executada no Rio Molha. A Rua beneficiada desta vez  é a RI 77, no Loteaamento Aldrovandi. Este tipo de pavimentação é organizada pelo vereador Marcelindo Guuner e pelos moradores em parceria com, a prefeitura. A prefeitura entra com Neste tipo de obra o vereador e  os moradores literalmente colocam a “mão na massa”. a a estrutura e drenagem e os moradores pagam o concreto, que neste caso foi R$ 7 mil.  ”É uma solução barata para melhorar os acessos as residências. O pagamento é parcelado”, informa o vereador.

Projeto dá nome de Lino Moretti à praça no Jaraguá Esquerdo

sessao-ordinaria-25-09-11-800x416

Na sessão ordináriado dia 25 de setembro os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram por unanimidade o projeto de lei n° 222/2018 que dá o nome de Lino Moretti à praça que fica na esquina das ruas João Januário Ayroso e Oswaldo Kansler, no bairro Jaraguá Esquerdo. O PL é de autoria do vereador Marcelindo Gruner. O parlamentar explica que a praça, que fica em frente à residência da família, em 2014 estava abandonada e era vítima constante de vândalos. O neto de Lino, Jorge Luís Moretti, e seus familiares adotaram o local e revitalizaram o ambiente. Desde lá, a família Moretti é responsável pela manutenção e preservação da praça, em parceria com a Prefeitura. Gruner relata que em 1982 seu Lino Moretti já costumava levar seu neto Jorge para brincar no local e fazer a manutenção do parquinho e o seu entorno. “A família mantém o parquinho limpo e organizado. Não é à toa que nossa cidade é considerada exemplar por causa dos voluntários”, ressalta Gruner.

 Merisio declara voto em Bolsonaro

 

 download-1

 Candidato a governador na coligação liderada pelo PSD, Gelson Merisio, abriu voto e declarou apoio a Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República. Nos bastidores, o movimento já era ensaiado há vários dias. Em Santa Catarina, Bolsonaro aparece disparado na liderança em todas as pesquisas de intenção de voto. Foi acusado de Oportunista por integrantes do PSL.

 

MEGA EVENTO DO PTB

 

img_3447

O PTB de Jaragua do sul reuniu centenas de filiados e simpatizantes na noite de sábado, dia 22 de setembro, na Sociedade Centenário no Rio da Luz, para o Encontro  Mensal e segunda noite de filiações. O Anfitrião foi O Presidente do partido e presidente em exercício da câmara Municipal, vereador Marcelindo Gruner (PTB).

img_3473

Prestigiaram o encontro o prefeito Antidio Lunelli (MDB) e os candidatos, a deputado estadual Moacir Sopelsa (MDB) da cidade de Concórdia,  e a Federal, Carlos Chiodini (MDB). Os novos filiados foram chamados a frente para se posicionar junto com as lideranças partidárias, em seguida receberam as boas vindas de Marcelindo gruner, do prefeito Antidio e do deputado Carlos Chiodini.

img_3456

O secretário de agricultura de Jaraguá do Sul, Daniel pech, agradeceu e pediu votos para Sopelsa pelo apoio a reestruturação da secretaria de agricultura de Jaraguá do sul “ que tinha deixado de existir”.  Foi seguido na mesma direção  pelo prefeito Antídio Lunelli. “Assim como ele (Sopelsa) eu também sou filho de agricultores.  Sopelsa é um homem simples, trabalhador,   amigo de Jaraguá do sul e merece nosso apoio para nos representar. Para deputado estadual É 15180”, discursou. Sopelsa agradeceu o apoio encontrado em Jaraguá do Sul “ Esse apoio não será esquecido”, ressaltou.  PTB é o partido que mais cresceu nos últimos anos em Jaraguá do Sul, contando hoje com aproximadamente mil filiados.

 

Vereador solicita nova lotérica na Barra do Rio Cerro

  jaime-negherbon-mdb-6

O vereador Jaime Negherbon (MDB) solicitou, na sessão ordinária do dia 18 de setembro, a abertura de uma nova licitação para a implantação de uma lotérica no bairro Barra do Rio Cerro. O pedido veio através de indicação direcionada ao Executivo junto à Caixa Econômica Federal. Negherbon adverte que as lotéricas daquela região estão lotadas e que a população está sofrendo com filas enormes. O parlamentar afirmou que a Barra do Rio Cerro é um centro econômico para muitos bairros ao redor e que a capacidade das lotéricas existentes lá já passou do limite.

 Câmara presta homenagem a Alfredo Guenther

homenagem-ao-odontologo-alfredo-guenther-5-800x416

O decano dos odontólogos em Jaraguá do sul, Alfredo Guenther , foi homenageado Câmara de Vereadores, na sessão do dia 18 de setembro. Ele é o mais antigo profissional  da odontologia em atividade em Jaraguá do Sul, com mais de meio século de trabalho. Guenther é socio-fundador da Associação Brasileira de Odontologia, Regional de Jaraguá do Sul. Atualmente membro da diretoria do Centro Integrado de Profissionais Liberais (CPL).Foi vice-prefeito e por quatro vezes prefeito em exercício do município, de 1993 a 1996, além de secretário de saúde.A proposição da homenagem foi do vereador Isair Moser.Fazendo o uso da palavra, Alfredo Guenther, agradeceu a homenagem. Às vésperas dos 80 anos, disse que não tem vocação para ficar parado. “Eu me sinto feliz em poder promover saúde para as pessoas” disse.

 PRA FECHAR:

                                                        

As eleições deste ano dirão mais sobre os eleitores do que sobre os eleitos. Das urnas sairá o atestado de maturidade da nação.

 

Só pra lembrar: Anular o voto ajuda a eleger os candidatos corruptos.

 

O Analfabeto Político

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.

Nota: Autoria não confirmada. O texto é atribuído a Bertolt Brecht pela primeira vez em Terra Nossa: Newsletter of Project Abraço, North Americans in Solidarity with the People of Brazil, Vols. 1-7 (1988, p. 42).

 

tenho_dito1

“Despesa é que nem unha tem que cortar todo dia”

 

antidio-maria

Prefeito Antídio Lunelli (MDB), sobre o regime de contenção de gastos na prefeitura.

 

img_0589-estewww.albinoflores.com.br

FAÇA SUA RESERVA:

934024ad-f259-4adc-aebb-9375e372167e