Sistema Biométrico para aulas práticas torna autoescolas jaraguaenses mais tecnológicas a partir de junho

Um novo sistema vais ser adotado para monitorar a frequência dos alunos, nas aulas práticas, assim evitando possíveis fraudes.

1 min para ler 17 maio, 18

Para evitar fraudes nas aulas de direção e garantir que o futuro condutor de veículos automotores realmente esteja presente nas aulas práticas, o Detran implantará em todo o estado o sistema de controle biométrico para aulas práticas. Vale lembrar que o sistema já é utilizado nas aulas teóricas há um tempo. As autoescolas vão precisar contar, a partir do momento em que a medida entrar em funcionamento, com um telefone instalado no interior de todos os veículos que são usados para as aulas. Cada veículo utilizado pelos centros de formação de condutores terá que contar com um aparelho que esteja capacitado para realização da biometria. Trata-se de um novo sistema, que funciona por meio de imagens. O aparelho registra uma imagem da pessoa em treinamento e armazena com todos os dados, incluindo a hora de início e final da aula prática. Além disso, o aparelho vai poder armazenar a quilometragem rodada em cada aula. Ainda na tecnologia será incluído um mecanismo capaz de localizar o paradeiro do carro utilizado para formação de novos motoristas. Isso vai fazer com que o setor competente do Detran tenha condições de saber se a aula está, de fato ocorrendo”, explicou o presidente.

2012_outubro_detran_-_biometria__im1

A fiscalização em cima da aula que o aluno estará recebendo será feita online pelo DETRAN, ou mesmo após o resgate das imagens para comprovar que a formação de condutores está sendo levada a sério para fazer com que o trânsito tenha cada vez mais pessoas capacitadas para conduzir veículos automotores. O sistema já foi aprovado e esteve em teste em Florianópolis, onde os alunos já tiveram oportunidade de passar pelo curso de formação e saíram elogiando o novo sistema. Atualmente a legislação prevê que é preciso oferecer ao candidato 25 horas/aula em um veículo. Pela falta de controle, muitos estabelecimentos de formação não têm cumprido essa norma, por isso a nova tecnologia trabalha para tornar isto uma realidade. Em Jaraguá do Sul, a implantação do sistema Ibio-Aula prática inicia em junho, buscando o controle da efetivação das aulas práticas.

img_3870
Jeferson Cardozo
Auto Escola Sinal Verde
www.facebook.com/AutoEscolaSinalVerdeOficial