Schroeder completa 54 anos de história

Prefeito Osvaldo Jurck comenta sobre os objetivos traçados para mais um ano da cidade

  • Edição 238
  • Por
  • Foto: Suelen Lescovitz e Divulgação
4 min para ler 3 out, 18

Schroeder completou mais um aniversário. São 54 anos de emancipação política-administrativa. Para o prefeito Osvaldo Jurck, a data representa muitas conquistas de todas as administrações em conjunto com sua população. “Quero parabenizar toda a comunidade, poder público e classe empresarial que muito têm contribuído para o nosso crescimento”, completa. Hoje Schroeder é uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de 20.000 habitantes na cidade, enquanto que em 2010, o número era de 15.316. Para Jurck, o maior desafio é manter o equilíbrio financeiro, pois as demandas em educação e saúde não param de crescer. “Este crescimento exige cada vez mais o aumento de investimentos nessas áreas, sobrando poucos recursos para aplicar nas demais áreas de infraestrutura”, explica. Segundo o prefeito, a prioridade para os próximos anos é crescer de forma sustentável mantendo a qualidade de vida de sua população. “Estamos crescendo bastante e buscamos manter nossa boa qualidade de vida com um município limpo, seguro e acima de tudo, de confiança”, adiciona.

oi

Com o desejo de manter o município em constante evolução, o prefeito Osvaldo Jurck revela que o empreendedorismo foi a chave para o notável crescimento da cidade no último ano. “Estamos trabalhando com o projeto de desenvolvimento local, conhecido como DEL. Uma iniciativa em que não há burocracia, ou seja, é uma rede sem estrutura administrativa da qual busca-se o melhor aproveitamento e a sinergia entre investimentos públicos e privados, ao mesmo tempo que cada parceiro precisa fazer sua contribuição. O programa DEL de Schroeder foi desenvolvido pela Associação Empresarial em parceria com a Prefeitura e tem como objetivo traçar ações para os próximos 20 anos. “Já estão envolvidas mais de 100 pessoas no projeto, que conta com reuniões mensais e demonstra a participação efetiva da sociedade schroedense na elaboração de novas fases em busca do crescimento local. É importante acompanharmos o desenvolvimento nas áreas de turismo, infraestrutura, comércio, educação, tecnologia e empreendedorismo de Schroeder”, explica Jurck.

Publicidade

kantan-gif-360x360

Já na saúde, um dos componentes mais importantes de qualquer cidade, o prefeito afirma que busca a excelência no atendimento e na infraestrutura. “Recentemente, entregamos uma Unidade Básica de Saúde no bairro Bracinho. No local, cerca de 2,8 mil pessoas são atendidas, o que também desafogou o atendimento na unidade Centro Norte, que atende cerca de quatro mil pessoas por mês. Procuramos oportunizar a comunidade a fazer a prevenção da saúde, ter um atendimento de forma organizada e fácil. Da mesma forma, o foco também está direcionado a qualificação dos profissionais, cada vez mais, para melhor atender os pacientes. A obra foi feita com recursos do Governo do Estado, por meio de convênio, no valor de R$ 280 mil, com contrapartida do município de R$ 60,5 mil. O município conta com cinco unidades de saúde, sendo que são feitos cerca de 19 mil atendimentos por mês”, informa.

igreja_ev_luterana_do_brasil_em_schroeder

Quando a questão é falar sobre a área educacional, o prefeito Osvaldo Jurck evidencia a parceria do município com instituições de ensino como o Senai e o SESI. “É preciso oferecer oportunidade para os jovens que vivem na nossa cidade. Cursos técnicos trazem bons frutos para os estudantes e tornam os moradores do município muito mais capacitados. Atualmente, muitas pessoas precisam ir nas cidades vizinhas para conseguir um emprego, mas com o investimento que estamos fazendo na educação, esperamos que as empresas locais apostem nos alunos schoredenses e saibam que estarão investindo em jovens com formação técnica. Seria gratificante saber que nossos estudantes podem permanecer no nosso município. É preciso de mão de obra qualificada, mas com um bom investimento, acreditamos que o retorno será excelente, e vai refletir para todos os cidadãos que é possível crescermos juntos”, orienta. Vale lembrar também que o município já está em fase de finalização da nova Escola Emílio da Silva. A obra com quase 3 mil m² segue o modelo padrão do Ministério da Educação e terá 12 salas com laboratório de informática, auditório, sala para grêmios estudantis, biblioteca, entre outros. A unidade escolar é localizada nos fundos da Prefeitura Municipal e terá capacidade para atender 700 alunos do 1º ao 9º ano.

tzd2t

Outros fatores que merecem destaque de acordo com o prefeito Osvaldo Jurck, é a pavimentação da rua Rio de Janeiro ligando a cidade à Rodovia do Arroz e a construção do traçado na BR-280. O projeto consiste em obras de duplicação e recuperação/restauração do pavimento da pista existente, além da implantação de dispositivos objetivando a segurança viária nos municípios interceptados, sendo estes – São Francisco do Sul, Joinville, Araquari, Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul. A BR-280 é uma das principais rodovias do Estado, com alto volume de tráfego, principalmente de caminhões e está com a capacidade saturada. O projeto prevê, além das pistas duplas, uma série de equipamentos fundamentais, como acostamentos, passeios para pedestres, áreas para ciclistas e retornos. Nos túneis, serão construídas passagens de emergência. A duplicação da BR-280/SC é uma obra federal, sob a responsabilidade do Ministério dos Transportes/DNIT. “Quando pensamos em expandir o município dessa forma, escolhemos ver isso como algo positivo. Buscamos atrair mais empreendedores, indústrias, tornar Schroeder atrativa aos novos negócios. Além de impulsionar o desenvolvimento turístico da região. Sempre garantindo os cuidados na área educacional e atendimentos, social e saúde”, frisa.

Publicidade

feijoada-moa2

O crescimento do comércio nos últimos anos também é destacado por Jurck, assim como os esforços para enaltecer os pontos de contemplação da natureza e para esporte de aventura dentro da cidade. Destinos turísticos como a Estrada Rio Júlio, Morro Pelado, Usina do Bracinho em meio à cultura típica alemã são os atrativos perfeitos a serem explorados pelo setor turístico do norte catarinense. O prefeito Osvaldo Jurck é otimista, e acredita que o próximo ano será marcado por mais moradores, serviços e áreas de comércio aceleradas. “Temos uma sintonia exemplar com a classe empresarial da cidade, nosso relacionamento com a Câmara de Vereadores também é excelente e sempre buscamos dar uma voz para o nosso povo”, encerra.