Panorama Político

Confira as últimas notícias do cenário político de Jaraguá do Sul e região

4 min para ler 19 fev, 18

MP investiga Prefeitura de Corupá e Bananalama

foto-destaque-001-6-730x445

O Promotor Ricardo Viviani de Sousa do Ministério Público da Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul, instaurou neste mês de fevereiro um procedimento para investigar o repasse de verba e uso de bens e mão de obra pública em prol do Bananalama 2017. Os investigados na ação são o prefeito João Carlos Gottardi, o vice Arno Celso Neuber, o secretário de obras, Everaldo Mokwa, o secretário de finanças Silvio Richardt, o secretário de esporte, turismo e lazer, Juliano Millnitz, o assessor jurídico da prefeitura Luciano Cani e o Clube de Trilheiros Bananalama. A prefeitura repassou cerca de 280 mil reais para a realização do evento e ainda auxiliou na execução de obras no local.

Publicidade

2obanner_vallsa_360x344px

Resposta

A Prefeitura de Corupá informa que o apoio dado ao evento foi realizado dentro do que estabelece a lei do Marco Regulatório e aprovada pela Câmara de Vereadores do município. Esclarece ainda que o evento integrou o calendário de festividades da aniversário da cidade e que, portanto, tratou-se de um evento de interesse público.

Prefeitura lança Revista de Prestação de Contas

19601445_1916226988591248_3339329893946836677_n

A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul está concluindo a 2ª Revista de Prestação de Contas das realizações da Administração Municipal. Serão impressos entre 50 e 60 mil exemplares, com 32 páginas, e o objetivo é alcançar todos os lares jaraguaenses. O Diretor de Comunicação, Giovane Mazzini, explica que na primeira edição, em 2017,  foi dado destaque a estrutura das secretarias, números de atendimentos, orçamento geral e sua aplicação. Nesta segunda edição, que será distribuída no mês de março, serão mostradas as principais realizações de cada secretaria municipal.

Colombo deixa o governo de SC

florianopolis_-_eduardo_pinho_moreira_assume_governo_do_estado_20180216_1297497309-620x334

Solenidade aconteceu no Centrosul
(Foto – Julio Cavaleiro/Secom)
Publicidade

gif-bread-burguer

Depois de sete anos à frente do governo do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) entregou na sexta-feira (16) o cargo ao vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB). Com o objetivo de concorrer ao Senado este ano, Colombo deve renunciar oficialmente em 7 de abril. Até lá irá concluir um curso na Espanha. Em um balanço Colombo destacou como pontos positivos de seu governo o fato de Santa Catarina ter passado pela crise econômica sem ter que aumentar impostos, o aumento do Produto Interno Bruto e tendo Santa Catarina como o Estado que mais gerou empregos no ano passado.

Em defesa dos animais

helio-heineck

Vereador Hélio Heineck

O vereador Hélio Heineck (MDB) saiu em defesa dos animais abandonados em Guaramirim. O parlamentar sugeriu a castração de machos e fêmeas para diminuir a proliferação. Atualmente o vereador e sua família cuidam de mais de 50 cães em sua propriedade.

Vereador questiona número de comissionados 

felipe-3

Vereador Felipe Rafaeli Rodrigues

O vereador de Corupá, Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), afirma que o aumento do quadro de comissionados na prefeitura é preocupante pois vem afetando consideravelmente a folha de pagamento. Informa que na administração passada havia 41 cargos comissionados, e destes 24 já eram efetivos da prefeitura. Agora esse número saltou para 58, são 17 cargos a mais, e destes apenas 15 são efetivos, os demais, 43 são de fora do quadro. “E tem mais, hoje são 09 pessoas que que não são de Corupá”, acrescenta.

Publicidade

mobile_10afestadochampagne_490x190px

Mandato em risco

????????????????????????????????????

Deputado Federal, João Rodrigues

Preso desde o dia 08 de fevereiro, o deputado João Rodrigues não tem qualquer garantia de que poderá continuar exercendo o mandato parlamentar. O regime semiaberto, no qual ele foi enquadrado, permite atividade laboral durante o dia e recolhimento noturno ao cárcere. Mas o catarinense foi transferido de São Paulo para Porto Alegre, criando uma dificuldade inicial a mais no projeto de seguir cumprindo o mandato. Para isso, ele precisa conseguir mudar-se, via sistema carcerário, para Brasília, onde fica a sede da Câmara dos Deputados.

Em busca de recursos

27540267_823849464490034_2255570852202048551_n

Reunião com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros

O deputado estadual, Carlos Chiodini, que até abril ocupa o cargo de Secretário de Desenvolvimento de SC, esteve em Brasília em busca de recursos para o hospital São José, que é referência em atendimento no nosso Estado. Manteve audiência com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Participaram da reunião o presidente do Conselho do hospital, Paulo Chiodini, o diretor executivo, Maurício Souto-Maior, o senador Dário Berger e o deputado federal e líder no MDB/SC, Mauro Mariani.

Fundo da Infância

img_9773

Você sabia que pode destinar parte do seu Imposto de Renda para projetos voltados as crianças aqui na cidade? É o que explica campanha da Secretaria de Assistência Social. Se a declaração for feita em escritório de contabilidade, basta informar ao contador que quer fazer a doação ao FIA – Fundo da Infância e Adolescência e estipular o valor (dentro do limite de 3% do imposto devido). Colaboradores das empresas Weg, Duas Rodas, Malwee, Metalnox e Real Vidros receberão junto com a folha de pagamentos folhetos explicativos.

Publicidade

levie-quadrado

Preço da gasolina

 O vereador Ademar Braz Winter (PSDB)  reclamou na Tribuna da Câmara do preço da gasolina em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o combustível em outros municípios está muito mais barato. Também relatou que um posto no Rio Cerro II vende a gasolina a um preço muito abaixo do que o praticado na cidade e questionou o porquê dessa diferença. Para ele, isso é um absurdo.

 

Terceirizados sem registro

O vereador Arlindo Rincos levantou a situação dos trabalhadores terceirizados que atuavam na pintura do prédio da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O Executivo rompeu o contrato com a empresa que prestava o serviço, mas, segundo o parlamentar, os empregados só receberam os vencimentos referentes aos primeiros 15 dias em que trabalharam. A indagação de Rincos é sobre o restante do salário dos funcionários. Para ele, a empresa é a primeira responsável, porém a Prefeitura tem coparticipação no caso e deve também buscar solução para o pagamento desses trabalhadores.

 

dsc05102

www.albinoflores.com.br