O Zouk brasileiro

O presente em ritmos contagiantes

1 min para ler 15 jan, 18

O zouk – que significa FESTA – é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco. No Brasil , utiliza-se a música Zouk para dançar uma dança 100% brasileira. Ela é oriunda da lambada, porém com movimentos mais adaptados ao andamento da música (um pouco mais lento, uma vez que a lambada era muito rápida e frenética – o que impossibilitava muitos passos que existem hoje). O Zouk Brasileiro possui hoje vários estilos, entre eles o Tradicional, o Zouk Love, o Flow, o Revolution e o SoulZouk.

Publicidade

mobile_corpoativo_290x190px

É preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A dança pode ser dançada com diferentes tipos de músicas, como o Pop Norte-americano,músicas Árabes, Espanholas, Remix, Kizomba,Tarraxinha, Cabolove, Cabozouk, Hip-hop, R&B Contemporãneo, Reggaeton, Dancehall e o Raggajam. Um ritmo muito sensual, trabalha leveza e controle corporal, sendo muito eficiente no fortalecimento muscular, principalmente abdominal.

2013011029748

A dança é bastante comum no Caribe, assim como o merengue, o zouk é dançado trocando-se o peso, basicamente na cabeça, nos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo). No Brasil, sua base é a lambada, sendo que, os movimentos foram adaptados ao ritmo da música, realizado mais lentamente com muitos movimentos de braços e giros. É necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundação da cabeça.

Publicidade

comprar-carro-batido

O passo básico, chamado remada ou corredor, se dá de maneira semelhante ao caminhar para a frente e para trás durante o qual o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro. A forma de dançar o zouk entre as cidades brasileiras mudam: na Bahia, o zouk é dançado mais parecido com lambada, no Rio de Janeiro vem com a influência do balé e contemporâneo, em São Paulo o lamba-zouk é forte e também tem o zouk moderno com influências do hip hop, já em Brasília pode ser considerado uma mistura de todas essas influências.

A harmonia simétrica na dança é algo difícil de se alcançar, pois é preciso encontrar alguém que se encaixe com o mesmo ritmo, que responda à condução e leitura corporal da música, para formar uma parceria perfeita. Existe, dentro do zouk, diversas vertentes de ritmos entre eles o Zouk-love, Cabo-Love, Cabo-Zouk, Zouk Flow, Soulzouk, Neozouk e o Revolution.

omar-forte-site
Omar Forte 
Você gostou da matéria e ficou com vontade de aprender? Entre em contato pelo site abaixo:
WWW.DANCAJARAGUADOSUL.COM.BR E NO SITE DA REVISTA NOSSA.