O preço da beleza

Dr. Rodrigo Agacy, especialista em procedimentos estéticos, esclarece mitos e verdades sobre a cirurgia plástica

2 min para ler 11 fev, 18

Você tem vontade de colocar implantes de silicone nos seios, fazer aquela rinoplastia que tanto deseja ou fazer uma lipoaspiração para se sentir mais magra e confiante? Sentamos com um dos especialistas mais renomados da região, Dr. Rodrigo Agacy, para esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes de qualquer paciente. A seguir, veja as respostas para os principais mitos e verdades da cirurgia plástica e garanta a sua segurança antes de fazer qualquer procedimento cirúrgico.

portrait of ayoung women with medical bandage and a fur-coat having a injection

Qualquer pessoa pode ser submetida à uma cirurgia plástica?
Mito e Verdade. Qualquer pessoa que esteja disposta a realizar um procedimento cirúrgico precisa estar em condições de saúde adequada. Antes de uma cirurgia são realizados exames pré-operatórios e, se não houver impedimento, a pessoa estará apta. Vale lembrar que algumas cirurgias têm idade mínima para ser realizadas por causa do desenvolvimento corporal do paciente.

Publicidade

mariamarta-versao-interna

Pode-se fazer mais de um procedimento cirúrgico ao mesmo tempo?
Verdade! Podem ser feitos, porém a cirurgia não deve exceder cinco horas, pois após esse tempo os riscos de complicações aumentam muito. Combinações de grandes procedimentos não são seguras e devem ser evitadas.

A lipoaspiração elimina a celulite?
Mito. A lipoaspiração não elimina celulite. Mas como a lipoaspiração diminui a espessura de gordura sob a pele, as celulites ficam mais discretas

A lipoaspiração emagrece?
Mito. A lipoaspiração não tem o objetivo de emagrecimento e sim de melhora de contorno corporal.

Depois da lipo a pessoa não volta à engordar na região da cirurgia?
Mito e verdade. O paciente pode voltar a engordar, mas com menos intensidade na área operada. Com o procedimento, nem todas as células de gordura são retiradas, permanecendo uma certa quantidade de adipócitos na região. As células de gordura restantes podem aumentar de tamanho com o aumento do peso, mas como estão em menor quantidade, o aspecto de engordar na região será muito mais moderado.

Publicidade

kalahari-mobile

A prótese de silicone impede a amamentação?
Mito. As próteses de mama são colocadas atrás da glândula mamária. Toda a parte funcional da mama, que produz o leite, fica na frente do implante. Desta forma, a produção de leite não é prejudicada. Se por algum motivo a paciente não produzir leite, os implantes normalmente não são os responsáveis.

Na plástica de nariz o paciente escolhe o formato do nariz que deseja ter?
Mito. O paciente, durante a consulta médica, expõe suas queixas e desejos ao seu cirurgião, às vezes com exemplos de como gostaria que ficasse após a transformação. É de responsabilidade do profissional esclarecer para a paciente se é possível ou não se basear no que foi mostrado de acordo com as características faciais que apresenta.

O inverno é a melhor época para realizar uma cirurgia plástica?
Mito. A melhor época para realizar uma cirurgia plástica é aquela em que o paciente conta com tempo para fazer um pós operatório tranquilo e sem maiores preocupações. É necessário escolher uma época em que não atrapalhe a sua vida pessoal ou profissional, garantindo mais conforto.

Publicidade

mobile_10afestadochampagne_490x190px

O resultado final da cirurgia é imediato?
Mito. Geralmente devemos aguardar de quatro a seis meses para que um resultado definitivo apareça. Lembrando que as cicatrizes ficam bem ativas e vermelhas até o sexto mês e começam a clarear após esse período, chegando à maturidade ao final de dois anos.

rodrigo-agacy-foto

Rodrigo Oliveira Agacy – Cirurgião Plástico
http://agacyepassini.com.br/