O cozinheiro dos amigos

Tato Branco faz a alegria dos amigos com receitas que fogem do trivial e são carregadas de estilo próprio

2 min para ler 22 abr, 17

Movido inicialmente pela necessidade, Tato Branco fez da gastronomia um hobby e hoje é o queridinho de dezenas de amigos para os quais cozinha semanalmente durante encontros que reúnem ainda outras três grandes paixões do cozinheiro: futebol, cerveja e boa conversa. “Gosto de pensar o cardápio com antecedência e não abro mão de ingredientes de qualidade, ainda que muitas vezes isso demande mais tempo e dinheiro”, destaca. O toque especial, porém, não está apenas no tempero, mas no sentimento com que cada prato é preparado. “Ir para a cozinha com vontade é um dos segredos. Cozinhar é uma arte que exige tempo, paciência e dedicação. É preciso amor pelo que faz”, descreve.

Tornar-se uma referência no assunto, no entanto, nunca foi o objetivo de Tato. Ele conta que em 1996 dividiu apartamento com cinco amigos e aprender a preparar a própria comida foi quase uma obrigação. Começou auxiliando o único rapaz que sabia lidar com as panelas e em pouco tempo preparava um risoto para 25 amigos no dia do seu aniversário. Dali em diante a fama se espalhou e ele passou a ser escalado para cuidar da parte gastronômica dos encontros de amigos e festas de aniversário. “Nunca quis fazer disso uma profissão e boa parte das vezes que cozinho é sem ganhar nada em troca”, reforça.

tatointerna1-1

“Cozinhar é uma arte  magnífica que exige  tempo, paciência e experimentação”.

Claro que a propaganda boca a boca já lhe rendeu alguns convites remunerados e Tato chegou a cozinhar para duas mil pessoas, mas ele afirma que esse não é o foco. Ele relembra ainda o passado, quando teve uma churrascaria, como um período no qual pode aprender muito, apesar de se dedicar mais à administração do negócio. Observava a equipe de cozinha e, diga-se de passagem, tornou-se um exímio churrasqueiro. Ele nega, porém, o desejo de ter um restaurante novamente, mas faz planos para daqui uns anos. “Gostaria de morar na praia e abrir um quiosque com comidas exóticas. É uma decisão que vem sendo pensada em conjunto com a minha família e quero colocá-la em prática quando chegar aos 65 anos”, conta. A ideia já está pronta na sua cabeça e ele se empolga descrevendo a estrutura de tijolo à vista e uma chapa enorme alimentada com carvão para preparar os pratos. Há ainda outra possibilidade: a de comprar um trailer e sair Brasil afora com um quiosque itinerante. Ambas ideias vêm ao encontro do objetivo de Tato de não ser obrigado a cumprir horários. Aos 58 anos de idade, ele, que também é representante comercial de uma empresa têxtil há 11 anos, diz não ter mais pique para isso.

Autodidata, gosta de aproveitar as horas livres assistindo programas de culinária na televisão, como Master Chef, lendo revistas da área, acompanhando novidades na internet e, claro, cozinhando para os filhos – Rodrigo e Bárbara – e para a esposa, Elaine. “Mesmo no dia a dia gosto de seguir o slogan e dar o meu estilo para cada comida”, destaca. Algumas dicas para quem está afim de realizar experimentos na cozinha estão semanalmente no jornal O Correio do Povo e todos os meses aqui, na Revista Nossa, onde Tato assina coluna há oito anos.

Passado no futebol
Gaúcho de São Borja, Tato Branco construiu carreira no futebol antes de descobrir o talento para a gastronomia. Com passagens pelo Internacional de São Borja, pela Sociedade Esportiva São Borja e pela categoria de base do Grêmio, veio emprestado para o Juventus, onde atuou durante três temporadas. Até sofrer uma grave lesão que o tirou dos gramados. Visivelmente emocionado, ele conta que não havia mais solução cirúrgica para o problema e que sentia muitas dores durante o treinamento, o que acabou o levando para o futebol amador, onde a cobrança era menor. Há 10 anos Tato abandonou de vez o campo e hoje se diverte apenas assistindo as “peladas” dos companheiros. “Na época foi uma dor muito grande, dor psicológica mesmo”, completa ele, que hoje canaliza todo o amor e dedicação à gastronomia.

Publicidade

hospital-veterin%e2%94%9c%d0%b1rio-amizade