Dra. Juiliane Teles Schulz afirma: “Os dentistas precisam conhecer os seus limites”

Especialista em endodontia e especialista com excelência em ortodontia comenta sobre a decisão da Justiça de proibir os profissionais de aplicar botox para fins estéticos

4 min para ler 21 dez, 17

Com muita controvérsia e opiniões distintas, uma recente decisão tomada pelos órgãos do governo está gerando muitas incertezas sobre a verdadeira função dos odontólogos. A Justiça Federal proibiu a aplicação de botox e preenchedores faciais para fins estéticos por dentistas. A decisão foi assinada depois do pedido cautelar realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) contra o Conselho Federal de Odontologia (CFO). A SBPC afirma que o uso da toxina botulínica (conhecida comercialmente como botox) e do ácido hialurônico para procedimentos estéticos invasivos na face extrapola a área de atuação dos dentistas, sendo além do conhecimento da área. Segundo a entidade, trata-se de atribuição dos profissionais formados em medicina, e que a função deve se manter limitada somente para estes profissionais. Em adição, a conduta colocaria os pacientes em risco, segundo a entidade.

whatsapp-image-2017-12-21-at-08-08-18

Dra. Juiliane Teles Schulz concorda com a decisão da Justiça que impede o cirurgião dentista de fazer o uso de qualquer tipo  de preenchimento ou botox nos pacientes.

Ao decidir a questão, a juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara Federal, concordou com os argumentos e decidiu suspender a Resolução 176/2016, do CFO, que permitiu os procedimentos estéticos. “A regulamentação infralegal impugnada, ao possibilitar aos profissionais de odontologia, cuja formação não visa à realização de atos médicos, o exercício dos atos privativos dessa categoria profissional, põe em risco a saúde da população”, decidiu a juíza. Vale lembrar que o uso da toxina botulínica só pode ser feito por cirurgiões dentistas em procedimentos odontológicos.

Publicidade

mobile_10afestadochampagne_490x190px

Com uma opinião bastante firme, e sempre mantendo em evidência seu profissionalismo e conhecimento em sua área de atuação, a Dra. Juiliane Teles Schulz, jaraguaense, especialista em endodontia e especialista com excelência em ortodontia, também conhecida pelo seu trabalho na Clínica Schulz, afirma que a decisão da justiça está completamente correta, e que algo precisava ser feito sobre isso há algum tempo. “Estou muito feliz que vão impedir o cirurgião dentista de fazer o uso de qualquer tipo de preenchimento ou botox nos pacientes. Essa área pertence única e exclusivamente aos cirurgiões plásticos e aos cirurgiões buco-maxilo-facial. Nós, dentistas, não temos o estudo completo da face, portanto não sabemos, e não cabem a nós esses procedimentos”, comenta Juiliane.

whatsapp-image-2017-12-20-at-10-51-47

Carta da ABO mostra indignação e divide a opinião de odontólogos.

A profissional também revela que muitos dentistas se sentem “desesperados”, por não terem pacientes e estarem com suas agendas vazias, recorrendo para a área da estética. “As pessoas precisam entender que isso é um completo desespero. Eles estão fazendo de tudo para conseguir novos pacientes porque suas agendas estão se esvaziando. Só estão pensando unicamente e exclusivamente no dinheiro e não na saúde dos pacientes! Em minha opinião, isso é muito inadequado. Pela educação que recebi dos meus pais, não sobrevivo pela fome de dinheiro, e sim pelo meu trabalho duro e dedicação. Amo minha profissão e procuro sempre, na medida do possível, ser honesta com meus pacientes. Isso é simplesmente revoltante!”, destaca a doutora.

Publicidade

banner_dam_360x344px

Segundo Juiliane Teles Schulz, o profissional deve ser habilitado para realizar qualquer procedimento com segurança. Isso exige formação sólida adquirida através de cursos coerentes, realizados em instituições sérias e principalmente com muito estudo. “É triste saber que existem aventureiros fazendo iatrogenias em troca de dinheiro. Existem supostos profissionais que simplesmente estão deformando absurdamente a face dos pacientes. Há casos de necrose da região que foi aplicada o botox e o preenchimento. Isso é muito grave. Os pacientes, por não possuírem tanto conhecimento, acabam confiando nos dentistas que fazem o seu tratamento, achando que eles têm credibilidade, e eles não esperam que algo deplorável possa acontecer”, argumenta Juiliane.

botox-e-seguro-1000x500

Um novo estudo sugere que falhas médicas matam mais de 2 pessoas a cada 3 minutos no Brasil. O conhecimento é necessário para a segurança de pacientes.

Em nota, o Conselho Federal de Odontologia (COF) afirmou que respeita a decisão. O órgão ressalta que, “ainda que em caráter liminar, (a decisão) produziu efeitos imediatos, os quais estão sendo devidamente observados e deve ser cumprida também por todos os cirurgiões-dentistas”. O CFO declarou ainda, na nota, que entrará com um recurso contra a liminar. Pela nova proibição ainda gerar muitas controvérsias, algumas clínicas continuam atendendo normalmente, mesmo com a ordem de suspensão do serviço. Nestes casos, as queixas podem ser feitas no Conselho Regional de Odontologia de cada Estado.

Publicidade

banner_rendaextra_360x344px

O Portal Nossa também procurou a opinião de outros profissionais da área, que comentaram sobre o assunto e preferiram não se revelar.

  • Profissional A: “Estou muito feliz e aliviada com isso! Tem muitos cirurgiões dentistas que só estão fazendo botox por dinheiro e sem preparo nenhum e estão deformando o rosto de seus pacientes. Já estava acontecendo necrose dessas regiões onde foram feitos esses procedimentos. Graças a Deus alguém tomou uma atitude”.
  • Profissional B: “O uso do botox em dor orofacial deve ser feito por especialista. Vê-se qualquer um fazendo… Mas temos que ter consciência e ética como norma na profissão. Por isso a odontologia está nesta situação caótica“.
  • Profissional C: “Acredito que para atuar nesta área deve-se ter maior e melhor preparo. Os pacientes são vítimas dos oportunistas”.
  • Profissional D: “Assim como toda profissão, temos ótimos e péssimos profissionais, e não é por isso que todos vão pagar. Fico pensando nos colegas que investiram fortunas nesses cursos de botox”.

 

22491895_764277957094660_2312307019622864162_n
“A Clinica Schulz cuida de você e da sua saúde. Está sempre inovando.
Agora com exames e serviços de última geração você pode cuidar também da saúde de toda a sua família.”

Serviço
O quê:
Clínica Schulz
Onde:
Rua Jorge Czerniewicz, 84 – Czerniewicz
Telefone: 
3371-1109 e 3022-1143
Horário: De segunda à quinta, 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00
Sexta-feira08:00 às 12:00, e das 14:00 às 15:30
WhatsApp: 9221-1109
Facebook: /ClinicaSchulz