Milonga Argentina

Renove-se e reinvente com o estilo

1 min para ler 15 out, 17
Publicidade

mainbanner_feijoadadomoa_728x90px

A palavra milonga tem dois significados: pode ser um ritmo que se dança mais rápido que o tango tradicional e, coincidentemente, é também a denominação dos salões onde as pessoas vão dançar em Buenos Aires. Na Argentina o local onde as pessoas vão dançar tango, o salão de bailes, é também chamado de milonga. Neste mesmo local são dançados ambos os ritmos. A milonga Argentina herda do tango a estrutura de seus passos e figuras. No tango o passo básico é de oito tempos e a milonga abrevia em seis, porém a estrutura é muito parecida e, aos ouvidos de um leigo, é quase imperceptível a diferença entre os dois ritmos. Contudo, a diferença se dá no fato de milonga ser mais rápida e compassada. Quase todas as milongas têm classes de tango com professores antes de se iniciar a milonga (local das danças). Mas fica a dica: as aulas em escolas são importantes para aprender estruturas da dança como enfeites, adornos e repertório. E na milonga é para praticar e bailar o que se aprendeu com liberdade e criatividade.

milonga-tango-auckland-arts-festival

Milonga e suas peculiaridades (Códigos e regras):
As seleções musicais são chamadas de tanda, que são quatro músicas, e entre as tandas é tocado um fragmento musical que se denomina cortina. Em algumas milongas tradicionais os homens sentam de um lado do salão e as mulheres de outro.

Publicidade

banner-viajare-2

Interessante: O cabeceio
Para convidar uma mulher para bailar o homem usa o “cabeceio” de longe. Se a dama concorda, o homem se levanta e vai ao seu encontro. Esse sistema evita que o homem receba uma negativa explícita da mulher e fique constrangido tendo que voltar para a cadeira. Se a mulher rejeita o seu convite, simplesmente desvia o olhar e disfarça. Deve-se evitar falar ao dançar, e habitualmente se dança uma tanda (quatro tangos) com a mesma pessoa. Entre cada música há uma pausa para conversar e escutar a próxima música, para assim se preparam para dança-la. Os casais sentam geralmente em uma parte separada e bailam sempre juntos. Mas há também aqueles que chegam juntos e sentam separados e bailam com outros como se fossem solteiros, sem problema algum.