Mauro Mariani será o candidato do MDB ao governo

Panorama Político com Albino Flores. Fique por dentro de tudo!

6 min para ler 18 jun, 18

Pinho Moreira desistiu da pré-candidatura

90bb1e6aeb117fd8dc101605fa4523f1

Objetivo é manter o partido unido
(Foto – Divulgação)

Na reunião da executiva do MDB, ampliada com a participação das bancadas estadual e federal, na manhã desta segunda (18), em Florianópolis, uma surpreendente decisão do governador Eduardo Pinho Moreira evitou que a questão polêmica de uma prévia entre ele e o deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual da sigla, fosse debatida. Moreira abriu mão em nome da dedicação ao governo e Mariani será o candidato ao governo pelo MDB. Os dois já haviam sido informados que a maioria dos parlamentares, 11 deputados estaduais e quatro federais – Mariani não entra no cálculo -, mais o senador Dário Berger, rejeitariam a proposta de uma disputa entre ambos para definir o candidato emedebista.

gridDeputado Federal Mauro Mariani tem o caminho livre

Ao final do encontro, a assessoria do MDB divulgou detalhes da reunião realizada no Hotel Plaza, de Florianópolis.
“Unido, MDB consolida processo eleitoral com Mauro Mariani ao governo. Numa demonstração de unidade e força partidária, a executiva estadual do MDB e as bancadas consolidaram o projeto da sigla para a eleição de outubro, na manhã desta segunda-feira, 18, em Florianópolis. De acordo com o governador Eduardo Pinho Moreira só unido o MDB fortalecerá sua caminhada. ‘Atualmente, pensar num processo eleitoral é inconciliável com a missão de administrar o Estado, na situação de extrema dificuldade que se encontra. Os interesses de Santa Catarina são prioritários’, disse o governador.
O senador Dário Berger e o ex-governador Paulo Afonso também fizeram discursos fortes, destacando o momento do MDB catarinense. Os emedebistas falaram ainda da construção de parcerias e do diálogo que mantêm com outras siglas. ‘O MDB constrói unido o caminho para a vitória’, garante Mariani.”

Santa Catarina foi “invadida” por presidenciáveis

35142700_298386834033595_1880546581535522816_n

Deputado Carlos Chiodini com Henrique Meirelles

O Congresso de prefeitos da FECAM (Federação Catarinense de Municipios,) trouxe ao estado oito pré-candidatos a presidente da República, nas eleições de outubro. Todos tiveram oportunidade de palestrar durante o evento. O deputado estadual Carlos Chiodini, líder da bancada do MDB, recepcionou o pré-candidato do MDB, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele pediu o apoio da bancada, revelou números do crescimento durante sua gestão e falou sobre a importância da união para retomada da economia brasileira. Também esteve presente o Tucano Geraldo Alckmin, João Amoêdo (Novo), houve a leitura de carta de representante do PT, Aldo Rebelo (Solidariedade), João Goulart Filho (PPL), Flávio Rocha (PRB), Álvaro Dias (Podemos) e Ciro Gomes (PDT). Cada um deles teve 30 minutos para uma exposição aos participantes e não houve espaço para perguntas ou debate entre eles.

Inauguração

35236632_889145601293753_1393305713152884736_nSolenidade reuniu políticos e empresários

O evento mais concorrido entre a classe política e empresarial da semana passada foi, sem dúvida, a inauguração do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. Considerado o “pai da criança”, o deputado estadual, Carlos Chiodini destacou a importância da obra. “Inovação não é somente falar sobre ideias, e sim, fazer as ideias acontecerem. Hoje, concretizamos um grande sonho, inauguramos o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. Um momento histórico, para fortalecer a economia da região, fomentar o empreendedorismo, dar suporte às startups e projetos. Um trabalho fruto de muito esforço, que dará muito orgulho a todos nós, catarinenses,” declarou.

Duno deixa o legislativo

dunoVereador Romeu Butschardt Junior

O vereador, líder do governo em Guaramirim, Duno Butschardt (PP) anunciou na semana passada que está deixando a câmara para assumir, a pedido do prefeito Luiz Antônio Chiodini, a Secretaria de Esporte e Lazer do município. No seu lugar assume o atual secretário Admar Paludo, suplente do legislativo. No seu pronunciamento o vereador agradeceu a parceria dos seus colegas e disse que deverá retornar no último ano desta legislatura.

DEM na disputa

c7be549e-88bb-48b3-a4f9-0a514b998536

Pré-candidatos a deputado estadual Jorge Borghetti e Jonas Schmidt, com João Paulo Kleinubing

Apesar de possuir poucas prefeituras e estar isolado no atual jogo das coligações, o Democratas aposta no nome do deputado federal João Paulo Kleinübing para o governo do estado. O lançamento da pré-candidatura, dia 14 de junho, em Florianópolis, contou com o adesão do Partido Verde, como aliado nessa empreitada. Também teve a participação do deputado federal, Esperidião Amin, que é outro pré-candidato a governador ou a senador pelo PP. De Jaraguá do Sul esteve presente, o presidente do partido e pré-candidato a deputado estadual, Jonas Schmidt. João Paulo é Filho do ex-governador Wilson Paulo Kleinübing, em abril deixou o PSD e voltou para o DEM. Pai e filho foram prefeitos de Blumenau.

A viagem do prefeito

img_9581-antidio

Prefeito Antídio Lunelli

Os vereadores aprovaram na sessão do dia 14 de junho, por oito votos favoráveis e dois contrários, de Arlindo Rincos e Ronaldo Magal, ambos do PSD, Projeto que concede licença sem remuneração ao Prefeito Municipal Antídio Lunelli, no período de 17 de junho até o dia 05 de julho de 2018. A licença particular tem como finalidade viagem do Prefeito. Ele informou que estaria indo a passeio para a Alemanha. Ouvi comentários maldosos de que o prefeito na verdade foi para a Russia para assistir alguns jogos da Copa. Mesmo que fosse verdade, que mal há nisso? Se a licença não é remunerada, portanto sendo paga do próprio bolso, ele pode ir pra onde quiser.

Vereador propõe terceirizar Hospital

13754482_969620329815665_7198605400616054454_nVereador Charles Longhi

O Vereador de Guaramirim Charles Longhi (MDB) teve aprovada uma indicação que restringe as atuais exigências para transferir o Hospital Municipal para uma Organização Social. Hoje existe a exigência de comprovação de capacidade técnica e cinco anos de atuação na área. O objetivo é diminuir os custos para a Prefeitura e ampliar os serviços oferecidos. O vereador disse que o município possui um hospital com uma boa estrutura, mas no momento só está operando com no máximo 40% da sua capacidade, a um custo aproximado de 1 milhão de reais mês. “Possuímos um Centro Cirúrgico com três salas com capacidade de realizar até 450 cirurgias mês. Quem sabe podemos reativar a Maternidade e voltar a ter nascimentos de guaramirienses aqui no nosso hospital” argumentou.

Entidades empresariais formalizam entrega de documento

alckmin-em-joinville-1Alckimin recebeu documento em Joinville

O presidenciável do PSDB à Presidência da República Geraldo Alckmin recebeu durante a visita que realizou a Joinville, ofício com pleitos de interesse da região do Vale do Itapocu. O documento foi entregue pelo vice-presidente da ACIJS, Tiago Coelho, em nome também das Associações Empresariais de Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, em que as lideranças regionais pedem “o compromisso de considerar os pedidos relacionados, em seu futuro Plano de Governo, tendo em vista a contribuição desta região para a economia estadual”.
São destacados no documento, como prioridade e justificativas:
1. Aceleração da duplicação da BR-280, 2. Contorno ferroviário, 3. Redistribuição de recursos para hospitais e equiparação da Tabela SUS, 4. Redução da carga tributária.

Vereadores alertam para a importância do voto

sessao-ordinaria-12-06-3Vereadores falam sobre FAKE NEWS nas redes sociais

Os vereadores, Marcelindo Carlos Gruner (PTB) e Anderson Kassner (PP), usaram a tribuna para ressaltar a importância do voto consciente, como forma de exercer a cidadania. Gruner, mencionando o momento político conturbado, principalmente no cenário nacional, chamou a atenção para a importância do voto, momento em que a população pode manifestar-se pela mudança. O parlamentar pediu para que o eleitor vote consciente ao invés de anular ou mesmo deixar de votar. “Nas mídias sociais eu recebo mensagens de pessoas que dizem que não votarão porque assim a eleição será anulada e terá nova eleição, isso é a maior mentira que está circulando no país”, alertou ele, acrescentando que “o voto não tem preço, é através dele que as coisas vão mudar”.  Na sequência, o presidente Anderson Kassner (PP), também frisou a importância do voto, no processo democrático. Ele apresentou um vídeo explicativo, da Justiça Eleitoral, sobre os votos brancos e nulos e o que eles representam no processo eleitoral. “Dizem que votos brancos e nulos cancelam uma eleição, isso é mentira, pode ter 70%, 80% de votos brancos e nulos, tendo um voto, dois votos, vai ganhar quem recebeu esses votos. Temos que analisar os candidatos e escolher alguém”, alertou Anderson.

Sacolas Plásticas

gerson-2

Vereador Gerson Peixer

O vereador de Guaramirim Gerson Peixer (PSDB) está focado na elaboração de um projeto, que será apresentado nos próximos dias, tratando da proibição do uso da sacola plástica no município. Disse que alguns estabelecimentos não oferecem mais a sacola, o comprador leva sua própria sacola ou caixas para fazer suas compras, e não está vendo reclamações. Seria bom que os comerciantes repassassem o beneficio para os consumidores, reduzindo o preço de alguns produtos.

Definidos homenageados com Comenda Peabiru

b

Nilson Bylaardt será um dos homenageados

A Câmara de Guaramirim já definiu os três homenageados com a Comenda Peabiru, a ser entregue na semana de aniversário do município, no mês de Agosto. O Professor Luiz Roque Dias, indicado pelo vereador Hélio Heineck, o Rotary Club, indicado pelo vereador Duno Buschardt e o ex-prefeito Nilson Bylaardt indicado pelo vereador Lizeu da Marmorária. A homenagem é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.

.tenho_dito1

“Tem que fazer uma limpa nesse desgoverno. E isso só vai acontecer em Outubro”.

celestino-klinkoski-pp-2

Celestino Klinskoski, vereador discordando dos colegas que defenderam a intervenção militar durante a greve dos caminhoneiros.

 

img_0589-estewww.albinoflores.com.br

rodape-tio-patinhas