Leis sistêmicas e a alma do negócio

As leis que ajudam a vida dar certo

4 min para ler 10 abr, 18

Constelações Organizacionais
Qual seria um bom lugar para mim nessa organização? Porque será que sempre assumo a responsabilidade de algo que não me pertence? Como poderemos fazer para que esse projeto de mudanças possa funcionar sem problemas? Qual é a descrição de função que mais combina com o novo gerente? Qual é a melhor posição para mim em uma organização como consultor? Qual será a reação do mercado em relação a um novo produto? Essas são algumas das mais de mil perguntas sobre trabalho e organizações que foram feitas por pessoas que participaram de Constelações Organizacionais. O conceito de “sistema” está ligado a mecanismos e dinâmicas que se desenvolvem, muitas vezes, inconscientemente dentro desse sistema, podendo, as vezes, tanto nos dar asas quanto nos paralisar.

Publicidade

gif-bread-burguer

O filósofo e terapeuta alemão, Bert Hellinger descobriu um método para tornar visíveis essas dinâmicas ocultas: o método da Constelação Sistêmica.
Gunthard Weber, juntamente com muitos de seus colegas, desenvolveu esse método para a área de trabalho, profissões e organizações. Essas constelações mostram algo essencial sobre os sistemas, onde o filtro da opinião e do julgamento não se aplica. Essa abordagem sistêmica está diretamente ligada à realidade observada e nos deu novas visões sobre como organizações e pessoas dentro das organizações podem encontrar soluções. O interesse pelas constelações organizacionais e pelas ideias sistêmicas crescem rapidamente, pois essas fornecem inúmeras novas informações sobre o que acontece em uma organização.

O que faz uma organização ser saudável?
Saudável aqui quer dizer que os trabalhadores se sentem bem no seu trabalho e podem fazê-lo bem, que a organização preenche o seu objetivo na sociedade e que há também uma troca dinâmica dentro da organização e com o mundo lá fora. Resumindo um lugar onde você gostaria de trabalhar. Como sistema, uma organização existe a partir de várias partes: das pessoas que lá trabalham, dos clientes, dos produtos e serviços, do objetivo e de muitos outros elementos. O sistema como um todo tem mais outras características que ultrapassam aquelas que resultam da simples soma das suas partes e parece, por isso, como um tipo de organismo vivo. Uma pessoa como um todo possui, por exemplo, outras características além daquelas de todos os seus órgãos juntos.

Publicidade

mobile_corpoativo_290x190px

Um sistema pode funcionar saudavelmente se os princípios básicos relacionados abaixo forem seguidos:
• Cada pessoa tem igual direito a um lugar.
• Há uma ordem correta de posições.
• Há um equilíbrio entre dar e receber nas relações de troca.

Numa organização saudável, todas as pessoas que lá trabalham são consideradas. Isso não é válido somente para as pessoas que estão trabalhando, mas também para aquelas que foram importantes na história da organização. Por exemplo, são levados em conta os fundadores e outras pessoas que contribuíram para o crescimento e sobrevivência de todo o sistema.
Cada funcionário de uma organização tem o direito de pertencer a essa organização. Nesse sentido não há diferença entre um diretor e um funcionário da limpeza. Uma empresa pode perder muita energia quando esse direito de pertencer se torna difícil para um funcionário pelo fato de ele não ser reconhecido, ser desvalorizado ou talvez pelo fato de ser muito plagiado no trabalho ou por qualquer outra razão que o faz se sentir deixado de fora.

Publicidade

29512006_1653514971422296_994384079623224562_n-750x750

Ter o seu próprio lugar dentro da organização, estar em contato com o objetivo dessa organização, estar em constante intercâmbio entre o dar e receber e ser reconhecido forma uma importante medida para que os funcionários e todos os outros elementos se sintam bem. Juntos, esses princípios sistêmicos formam uma rede que tanto carrega as pessoas como também é carregado por elas.
A empresa é um sistema que tem uma história. Além de estar totalmente vinculada ao seu criador e diretor, está também animada pela memória dos campos mórficos de tudo o que aconteceu (procedência do capital, demissões injustas, clientes ou colaboradores perpetradores, etc.). E os problemas podem ser espelhos de uma desordem do diretor ou espelhos de uma desordem/drama da história da empresa. E nesse respeito da hierarquia natural o empresário deverá tomar consciência do passado da empresa e respeitá-lo. As Constelações Organizacionais conseguiram conquistar um conhecimento muito extenso e profundo sobre a dimensão sistêmica da vida empresarial. Este conhecimento é de uma grande riqueza para o mundo empresarial. Entretanto, a resolução mais eficaz dos problemas empresariais passa pelas novas constelações, nas quais o empresário aceita apresentar que sua vida pessoal profunda é o espelho no qual se olha sua empresa. Se quem solicitar a constelação aceitar ver, honrar e agradecer tudo o que aparece fenomenologicamente relativo ao problema da empresa, então a empresa poderá dar um salto qualitativo, um salto quântico a outra possibilidade de materialização.

Constelações Organizacional e Familiar em Santa Catarina
Entre os diversos profissionais que atuam em Santa Catarina com Constelações Organizacional e Familiar, Márcia Goreti Fragoso, consultora sistêmica, desenvolve seu trabalho há mais de 13 anos em Jaraguá do Sul e em outras cidades pelo Brasil. Com formação em Constelações Sistêmica Familiar e Organizacional pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha, Formação em Consultoria Sistêmica Organizacional pelo Talent Manager de Portugal e Formação em Hipnose Ericksoniana pelo ACT Institute Brasil com Stephen Paul Adler, tendo concluído o curso de Especialização em Nuevas Constelaciones, pelo Instituto de Constelaciones Familiares Brigitte Champetier de Ribes. Atua com atendimentos individuais e em grupos. Sócia proprietária da Goreti Desenvolvimento Humano Ltda.

anuncio-revista-nossa-jaragua-do-sul-goretti-2

Matéria por Márcia Goreti Fragoso, através dos aprendizados com Bert Hellinger , Jan Jacob Stam e Brigitte Champetier de Ribes.