Lambada – Conheça o ritmo contagiante e quente dos anos 80

A mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica

1 min para ler 8 mar, 18

A lambada é um gênero musical com origens na região Norte do Brasil, mais especificamente no estado do Pará, nos anos de 1980. Tem, como base, o carimbó e a guitarrada e foi influenciada por ritmos como a cúmbia e o merengue.

Publicidade

mariamarta-mobile

Origens
Já a dança lambada teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó, que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró, a lambada tem, na polca, sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe. A lambada chega, então, a Porto Seguro e ali se desenvolve. Boas referências foram a Lambada Boca da Barra, em Porto Seguro e o Jatobar, no Arraial d’Ajuda, onde desde o início, também zouks (lambadas francesas) serviram para embalar os lambadeiros.

mariana_santos_7

O nome “lambada” é a mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe que caíram no gosto popular e se disseminaram, numa primeira fase, até a região Nordeste do Brasil. O grande sucesso, no entanto, só aconteceu após a entrada de empresários franceses no negócio, em meados da década de 1980. Com uma gigantesca estrutura de marketing e músicos populares, o grupo Kaoma lançou, em 1989, com êxito, a lambada na Europa e outros continentes. Adaptada ao ritmo, a música boliviana “Chorando Se Foi” tornou-se o carro chefe da novidade pelo mundo.

Publicidade

pat-amizade

O fim do gênero:
Antes mesmo do fim da Lambada nos salões, seus movimentos coreográficos foram adaptados para outros ritmos musicais, então quando houve a perda do sucesso seus movimentos foram facilmente adaptados a outras danças como, por exemplo, o Zouk, conhecido também como Lambada Francesa.

*Em homenagem especial à cantora Loalwa Braz, vocalista do grupo Kaoma.

omar-forte-site

Você gostou da matéria e ficou com vontade de aprender? Entre em contato através do site abaixo!
www.dancajaraguadosul.com.br