Inovações da medicina ajudam no bem-estar e autoestima

Dra. Glauce Gaziri está sempre buscando por novidades na área de dermatologia

  • Edição Segunda Edição
  • Por
  • Foto: Maria Gonçalves
4 min para ler 31 jul, 18

Muitas pessoas sofrem por não se sentirem bem com sua aparência. Seja devido ao envelhecimento, por marcas adquiridas na adolescência ou trazidas desde a infância, a insatisfação com a própria imagem gera dificuldades sociais e emocionais. Durante muitos anos, barreiras tecnológicas impediram o tratamento eficaz de cicatrizes de acne, estrias, olheiras, calvície e diversas marcas de expressão decorrentes do envelhecimento. Porém, novas técnicas de Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP), Indução Percutânea de Colágeno (IPCA), Preenchimento com Mapeamento da Face (MD CODES) e Radiofrequência Multiagulhada (RFMA) trazem esperança para problemas antigos.

Publicidade

banner-paladio-simara-690-x-150

Em Jaraguá do Sul podemos contar com a Dra. Glauce Gaziri. Médica, formada pela Universidade Estadual de Londrina há vinte anos e especialista na área de dermatologia, ela é pioneira na cidade nessas inovações. Glauce e o marido Leandro, que é cirurgião otorrino, possuem clínica na cidade há doze anos e atendem a maioria dos convênios.Junto com outros profissionais, eles compõe um time especializado em aliar saúde e beleza. Nos encontramos com ela para entender os novos procedimentos, conhecer um pouco da sua trajetória e o que a levou a trazer essas novidades para Jaraguá.

selecionada-img_2754-min

Ela explica que a MMP é um método capaz de injetar medicamentos adequados em camadas cutâneas específicas com precisão e segurança; ao mesmo tempo, as microperfurações estimulam a formação de colágeno, promovendo a revitalização da pele. “Através deste método podemos tratar queda de cabelos, cicatrizes – de acne, cirúrgicas, dentre outras – e manchas, como melasma, estrias e até mesmo as leucodermias solares que são aquelas manchas brancas que surgem nos braços e pernas de pessoas que tiveram muita exposição solar”, diz. A IPCA é um procedimento semelhante. O médico, utilizando anestesia local, realiza perfurações milimétricas que estimulam a síntese de colágeno. “As microagulhas de aço inoxidável são uma ótima alternativa para tratar pacientes que não podem se submeter a lasers, inclusive muitas vezes apresentando resultados melhores,” comenta.

Publicidade

fran-sadsinki

MD CODES (abreviação para códigos médicos) é um mapeamento facial desenvolvido pelo esforço conjunto de médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos. “A técnica permite uma melhor distribuição do preenchimento com ácido hialurônico para devolver ou melhorar o contorno facial. A vantagem sobre o preenchimento comum é que o resultado é mais harmônico e natural”, explica. Já para aqueles pacientes que se incomodam com a sobra de pele ou as bolsas de gordura na pálpebra inferior mas ainda não tem indicação cirúrgica ou não querem operar, a Dra. Glauce recomenda a RFMA. Essa técnica foi criada pelo professor de dermatologia, Dr. Emerson Lima, e é o que há hoje de mais atual e eficaz para o rejuvenescimento palpebral sem cortes.

Glauce também tem anos de experiência com peelings, botox, lazer e outros procedimentos. Quando questionada sobre qual considera ser a melhor técnica, ela reitera: “o importante é identificar o melhor tratamento para cada caso e realizar as técnicas de maneira consciente, procurando uma aparência que seja natural. Se forçamos o uso de um procedimento, preenchimento ou aplicação de toxina butolínica, por exemplo, tentando alcançar um rejuvenescimento milagroso, o resultado é uma face plastificada. Por isso é essencial procurar um profissional altamente qualificado. Eu avalio cada paciente de maneira individual e detalhada e explico as melhoras que podemos conquistar para garantir que a pessoa vá se sentir bem”.

Publicidade

goreti

Com relação ao assunto inovação, a história da sua família explica a busca pelo novo. Tanto a mãe quanto o pai foram pesquisadores e professores de medicina e concluíram doutorado nos Estados Unidos. A valorização de uma vida acadêmica exemplar é refletida em sua trajetória. “Eu aprendi com os meus pais a importância do aperfeiçoamento constante. Compareço a diversos congressos todos os anos e estudo muito. Quando encontro uma técnica nova que demonstra bons resultados, invisto em cursos para me capacitar e poder oferecer o melhor aos meus pacientes”, frisa. A capacitação em RFMA, por exemplo, é um curso bastante exclusivo, com longa lista de espera, pois o Dr. Emerson Lima só aceita dez alunos por turma. “Como acompanhei a pesquisa e me antecipei, consegui participar logo nas primeiras turmas”, comemora. O apoio da família contínua sendo essencial para o desenvolvimento dela. “O custo pessoal para o aprimoramento profissional é alto. Viajo mais para estudo do que para lazer. Muitas vezes gostaria de estar em casa, curtindo o filho e o marido, mas eles entendem. A satisfação de ver a vida das pessoas mudar quando elas se sentem bem com sua aparência me mantém seguindo em frente,” analisa.

Publicidade

gif

Quando perguntei a doutora sobre o seu segredo para preservar a beleza, ela foi sincera: “normalmente as pessoas esperam a saúde da pele deteriorar para procurar ajuda. Porém, os melhores resultados são alcançados quando adotamos uma postura preventiva. Por isso recomendo cuidados dermatológicos desde cedo. É muito mais fácil impedir o aparecimento de manchas, rugas e marcas de expressão do que fazê-las desaparecer. Para quem começa a se cuidar quando ainda é jovem, os resultados são promissores”, ensina. Glauce adiciona que, apesar de trabalhar com uma área bastante conhecida pelos cuidados com a beleza, é preciso manter a saúde em dia. Sabendo que o câncer de pele tem grande incidência na região, ela comenta “O sol não tira férias. Mesmo em dias nublados e chuvosos a radiação solar não desaparece e isso basta para que os raios ultravioletas atinjam a pele e causem danos irreparáveis. Por isso, o uso do protetor solar diariamente é indispensável. Precisamos entender que saúde e beleza andam lado a lado”, concluí.

DRA. GLAUCE GAZIRI
DERMATOLOGISTA CRM/SC 12069
CLÍNICA DA FACE GAZIRI E CARVALHO
Rua Arthur Gumz, 430 – Vila Nova, Jaraguá do Sul
(47) 3055-0405