HIP HOP: Dança, Cultura ou Arte ?

O Hip Hop é tudo isso e muito mais

1 min para ler 14 dez, 16

Primeiramente Hip Hop é uma Cultura. Essa cultura é recente, pois agora nesse final de década ele irá completar seu cinquentenário, e por isso existe falta de informação à população do que é, do que se trata e o que defendem. Seu início foi nas periferias das áreas centrais da cidade de Nova York na década de 1970, onde as comunidades jamaicanas, afro-americanas e latinas, utilizaram sua essência e sua realidade para dar origem a Cultura Hip Hop.

A cultura Hip Hop é um estilo de vida, uma forma de convívio social, intelectual, tecnológico, vestuário e assim por adiante. Essa cultura tem como base quatro elementos principais: o Rap (ritmo e poesia), DJ (Disk Jockey), Grafite (Diferente de Pichação) e o último elemento é o Breaking que utiliza-se passos improvisados.

Aprofundando mais ainda na Dança, hoje em dia é bastante utilizado a nomenclatura Street Dance (Dança de Rua) ou Danças Urbanas, que é um dos pilares do Hip Hop mais conhecido, onde também são Subdivididos em “Categorias, Gêneros e Estilos”, Exemplo: Looking, Wacking, Vogue, Stileto etc.

Aqui em Jaraguá do Sul Liss Studio de Dança vem desenvolvendo um trabalho com uma leitura diferenciada, buscando ter sua identidade própria tanto nas aulas como em suas composições coreográficas. No mês de dezembro estréia seu espetáculo Do Fundo do Baú, que promete relembrar a nostalgia dos anos 60, 80 e 90. É uma maravilhosa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as linguagens de dança na nossa região. Todas as informações no site: www.vemdancarjaraguadosul.com.br