Esporte, uma via de mão dupla

O craque Oito Meia e o médico Daniel Wulff firma parcerias

1 min para ler 17 jul, 17

Há cerca de dois anos o ortopedista Daniel Wulff enxergou no esporte uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que apoia times da região e fomenta a prática, alia estudos e amplia a capacidade técnica de toda a equipe através do acompanhamento constante de atletas de ponta e da prevenção e tratamento de lesões, com foco voltado especialmente para traumas de joelhos e quadris. A ideia envolve os times de futebol americano Jaraguá Breakers e Corupá Buffalos e o Futsal Jaraguá, este último uma parceira mais recente, datada de abril deste ano e viabilizada através de conversas com o ídolo das quadras, Oito Meia.

destque-iot

O médico explica que entra como parceiro e oferece toda a parte de clínica e fisioterapia, assim como tratamentos pré e pós-cirúrgico, e o retorno vem em forma de conhecimento. “O fato de tratar os atletas desses times nos obriga a evoluir nos estudos e buscar formas mais rápidas e eficazes de tratar cada questão e permitir que retornem às disputas”, garante ele, afirmando que o desafio é constante.

Publicidade

telles-site-materias-1

 

Em contrapartida, a população de forma geral e atletas amadores também saem ganhando com as parcerias, já que a equipe leva o know how para o dia a dia, aplicando os mesmos tratamentos nos demais pacientes. “O que muda, claro, é o tempo de recuperação. Atletas profissionais têm o corpo mais preparado, enquanto o restante das pessoas enfrenta limites de tempo e possibilidades durante a recuperação, já que precisam manter suas atividades pessoais e profissionais a despeito de alguma dor, desconforto ou lesão”, explica.

Dez anos de IOT Norte e a ordem é inovar

Com 10 anos de atividades comemorados em 2017, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT-NORTE) agrega serviços no intuito de ajudar na recuperação de pacientes. Hoje, além de fisioterapia e tratamentos ortopédicos, a clínica oferece aulas de Pilates, RPG (Reeducação Postural Global), massoterapia, fisioterapia ortopédica e Dry Needling – terapia semelhante à acupuntura. “Essas práticas, em conjunto com a fisioterapia e ortopedia, agilizam a recuperação e contribuem para a diminuição de dores e limitações”. Destaca, Daniel, proprietário da clínica.

Publicidade

logo-esportes_completo

Outro programa implantado pela clínica neste ano envolve a contratação de estagiários do curso de fisioterapia em parceria com a Faculdade Jangada. Daniel Wulff supervisiona esse trabalho de perto e faz questão de trocar informações com os jovens no intervalo das consultas e em conjunto com a equipe de seis pessoas que atua no IOT. “Isso nos proporciona momentos de estudo e também oportunidade de dar aulas para esses futuros profissionais”, ressalta o médico, frisando que os estudantes estão autorizados ainda a acompanhar cirurgias.