Escola Luiz Gonzaga Ayroso completa 120 anos de história

Uma homenagem da Auto Escola Sinal Verde para uma escola mais do que centenária

3 min para ler 10 set, 18

A Escola Luiz Gonzaga Ayroso foi fundada em 1898 por iniciativa dos antigos moradores do Bairro Jaraguá 84, que compartilhavam um único sonho: o de abrir um colégio. No início, uma pequena casa recheada de atenção, carinho e determinação. Entre seus objetivos, o principal: educar com excelência para o desenvolvimento integral do aluno, demonstrando a capacidade de promovê-la com diferenciais significativos. Os primeiros professores foram Stephan Stockler e Johan Scheuer. Por ser uma escola mantida pelos pais dos alunos, pode-se dizer que era uma escola particular. O patrono, Luiz Gonzaga Ayroso, também professor, foi pessoa fundamental durante os anos em que ministrou as aulas na comunidade do bairro. Quando assumiu as aulas na Escola, residia no Bairro Ribeirão Cacilda, em uma distância de mais de 30km do local, sendo que vinha e voltava a cavalo todos os dias. Junto com sua esposa, a senhora Rosália Stenger Ayroso que servia como intérprete para alunos que tinham como língua materna o alemão ou o húngaro, o casal lapidou a história do colégio, sendo conhecidos por todo o conjunto de serviços prestados à comunidade. Em 1997, por ocasião da municipalização da Escola, achou-se por bem nomeá-la de Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Ayroso, em homenagem a este importante personagem que marcou história.

escola

Publicidade

kantan-gif-360x360

Crescendo e inovando há 120 anos, o Colégio Luiz Gonzaga Ayroso, gerenciado atualmente pela Diretora Escolar Angelica de Freitas, é referência de ensino, capaz de demonstrar, hoje, o amor à educação, promovendo esses diferenciais significativos através do engajamento, dedicação, parceria e respeito, promovendo o enriquecimento da visão de mundo ao aluno e àqueles que os cercam. Com a missão de oferecer um ensino de qualidade aos educandos com base na responsabilidade e cooperação para transformar construtivamente o meio em que estão inseridos. As práticas pedagógicas desenvolvidas na escola se fundamentam na Proposta Curricular do Município de Jaraguá do Sul, que por sua vez tem por base a LDB Nacional (Lei de Diretrizes e Bases). No entanto, além da grade comum à rede municipal de ensino, no período vespertino são oferecidas atividades complementares como: iniciação científica, oficina de linguagens, laboratório de matemática, robótica, informática básica, trabalhos manuais, oficina de imprensa, iniciação musical, violão, dança, basquete e futsal. A Escola ainda conta com o grupo musical ‘Banda Marcial’, que oferece aulas de percussão, sopro e corpo coreográfico.

luiz-gonzaga-ayroso-e-seus-alunos-decada-30_cor

Considerando os primeiros registros da existência da escola, é possível afirmar que em 2018 a Luiz Gonzaga Ayroso completa 120 anos de existência. Como também não há um dia e um mês específico indicando o início dos trabalhos docentes na época, para os festejos do aniversário, optou-se pela data de 10 de novembro de 2018, pois dessa forma haverá tempo possível para que seja uma ocasião muito especial com o resgate do colégio e da comunidade. Pretende-se que com essa comemoração do centésimo vigésimo aniversário seja uma espécie de “Festa do Reencontro”, onde várias gerações de ex-alunos e funcionários possam trocar abraços e reviverem bons momentos no espaço escolar. A Associação de Pais e Professores (APP), equipe gestora e demais funcionários já iniciaram o planejamento da festa de aniversário da escola. Foi estabelecido que haverá diversas brincadeiras para as crianças, apresentações culturais, exposições e apresentação da Banda Marcial. Outro ponto forte das comemorações promete ser a gastronomia e a interatividade com o passado que enfeita a história do local.

Publicidade

feijoada-moa2

Uma homenagem da Auto Escola Sinal Verde
Inaugurada no dia 06 de março de 1991 a Auto Escola Sinal Verde possui mais de 25 anos de conhecimento do mercado. Conhecida por construir e formar com responsabilidade condutores, objetivando um trânsito mais seguro, humano e educado em prol de uma sociedade melhor. Com Jeferson Cardozo na direção geral da autoescola desde 2011, a preocupação com a educação dos alunos para o trânsito sempre foi o principal objetivo do especialista em segurança pública e em direito e gestão de trânsito, que também investe em novas tecnologias e uma estrutura moderna para utilização, prezando a segurança, conhecimento e qualidade.

jeferson1

Jeferson Cardozo
Especialista em segurança pública e em direito e gestão de trânsito, e proprietário da Auto Escola Sinal
Verde, homenageia a Escola Luiz Gonzaga Ayroso