Como preparar um Caipikult

Coluna Drinks – Nivaldo Freitas.

1 min para ler 14 nov, 16

56 - Drinks

Ingredientes:

40 ml de Yakult;
1 limão espremido;
1 dose e meia de vodca;
2 colheres (sobremesa) de açúcar;
7 pedras de gelo.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira de metal e bata até sentir que o recipiente está gelado.

A caipirinha é nossa e é conhecida no mundo todo. Há quem diga que a bebida surgiu nas praias brasileiras, já outros afirmam que a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo nasceu no interior do Estado de São Paulo, porque foi considerado um excelente remédio contra a gripe.

Hoje são comuns inúmeras variações desta bebida. Em qualquer lugar do mundo ela vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais diferentes. Aos poucos a cachaça cedeu espaço para a vodca ou até o saquê. Pode-se também trocar o clássico limão por frutas como o morango, maracujá ou laranja. Alguns barmens recentemente criaram umas variações interessantes, como saquê com lichia ou de carambola com manjericão. Ganhou espaço também misturar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo, como a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa. A tradicional mistura de limão, cachaça, açúcar e gelo é refrescante, saborosa e combina com praia. Só que a bebida mais famosa do Brasil tem agora a companhia de novas frutas e outros componentes inovadores, tendo como ingrediente principal o leite fermentado.

A bebida está fazendo muito sucesso em várias regiões do Paraná. Esta caipirinha surgiu na ultima virada de ano por um grupo de amigos de Sandro H. de Freitas Duarte, da cidade de Londrina (PR). Eles queriam beber alguma coisa alcoólica e acharam vodca e limão. Ao fazer a tradicional caipirinha, Sandro teve a incrível ideia de acrescentar um ingrediente que estava no fundo da geladeira: o leite fermentado “Yakult”. O resultado agradou o paladar e caiu no gosto de seus amigos.