“Como catarinenses somos sinônimos de trabalho e superação”, afirma Carlos Chiodini

data 22 de outubro de 2018

Impulsionando Santa Catarina

No último domingo de abril, o jornal Folha de S. Paulo registrou, na capa, que o “Espírito empreendedor e diversidade econômica impulsionam Santa Catarina”. A reportagem apresentou índices positivos que mostram o porquê o Estado é diferenciado. Lideramos vários indicadores econômicos e sociais: a menor desigualdade do país no Índice de Gini (0,41); a maior expectativa de vida (79,1 anos); a menor taxa de desemprego (6,3%). Temos posição de destaque no cenário econômico nacional em diversos setores, tanto na agroindústria, com a produção de suínos, pescados, ostras, mexilhões, maçã e cebola, como na indústria, valorizada pelo equilíbrio e desenvolvimento de vocações locais.

destaque-chiodini

Qual o diferencial de Santa Catarina? A resposta é simples: o catarinense. É o espírito empreendedor e inovador, a garra, o profissionalismo que faz com que nosso povo seja reconhecido nacionalmente, por vezes até, internacionalmente. Catarinense é sinônimo de trabalho, de superação, de planejamento e de ação. Outro destaque deste mês foi para Jaraguá do Sul, desta vez, em reportagem exibida no programa Fantástico, da rede Globo. Em 2017, a cidade recebeu o título de mais tranquila do Brasil, com a menor taxa de homicídios (3,1 para cada 100 mil habitantes), de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além de ser exemplo em segurança, a reportagem evidenciou a qualidade da educação, da saúde pública, a valorização da cultura, a infraestrutura e saneamento do município.

Publicidade

gif-bread-burguer

Nos últimos cinco anos, Jaraguá do Sul recebeu R$ 36,3 milhões em emendas parlamentares. Como deputado estadual, conquistamos o primeiro lugar em repasse de recursos para o município, em lista que inclui outros colegas deputados estaduais, além de federais e senadores. Destinamos diretamente mais de R$ 8,1 milhões para obras de infraestrutura em diversas áreas, incluindo as prioritárias. Mesmo estando três anos como secretário de Estado, continuamos trabalhando por melhorias para toda a região do Vale do Itapocu. É claro que, tanto em Jaraguá do Sul como nos outros 294 municípios catarinenses, ainda temos muito trabalho pela frente. Não podemos nos acomodar, temos ótimos índices, tivemos avanços importantes, contudo ainda nos deparamos com muitas desigualdades em diversas regiões. Podemos estar no topo comparando com outros Estados brasileiros. Entretanto, queremos ir além. Precisamos, sobretudo, que o nosso Estado tenha excelentes índices que reflitam diretamente na qualidade de vida em todos os segmentos. Precisamos que o nosso verdadeiro diferencial ? o catarinense ? possa ter ainda mais orgulho e tenha a Santa Catarina que merece.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia