Cirurgia plástica na terceira idade

Sinta-se bela e confiante

1 min para ler 13 jun, 17

Uma pergunta muito comum em nosso consultório é: qual a idade limite para se fazer uma cirurgia plástica? ou à partir de qual idade pode ser realizada uma cirurgia plástica?

destaque-17

Devido ao grande número de procedimentos que a especialidade envolve, existem algumas cirurgias que são mais comuns em cada faixa etária, por exemplo, adolescentes realizam correção de orelhas em abano, mulheres jovens e que não amamentaram procuram muito por lipoaspiração e próteses de mama, mulheres que já amamentaram e entre os 30 e 40 anos procuram mais por mamoplastias e cirurgias no abdômen e mulheres acima dos 50 anos procuram mais por cirurgias de rejuvenescimento facial.

No caso de mulheres acima dos sessenta anos, devido ao envelhecimento natural da pele, a procura por ritidoplastia (combinação de lifting de face e cirurgia das pálpebras) é mais comum, ou porque a face é a parte do corpo que passa a incomodar mais ou porque a paciente já realizou os outros procedimentos cirúrgicos quando mais jovem. Porém outros procedimentos também podem ser feitos nessa idade. Não é raro que a paciente manifeste o desejo de colocar implantes de silicone nas mamas, pois com a chegada da menopausa algumas mulheres tem perda acentuada do volume mamário.

Publicidade

agacy-e-passini-site

Como em toda cirurgia plástica a segurança é um aspecto muito importante, a cirurgia em pacientes acima dos sessenta anos exige um pré-operatório mais rigoroso que o de uma paciente mais jovem. Exames de laboratório, exames de imagem e uma boa avaliação cardiológica e pré-anestésica são essenciais.

Por não se tratar de cirurgia de urgência, todo problema de saúde pode ser resolvido ou controlado antes da cirurgia. Se a tireoide está desregulada, a pressão está alterada ou o diabetes está descontrolado, temos que resolver isso antes da cirurgia.

Resumindo, a paciente estando em boas condições de saúde não existe idade limite para realizar uma cirurgia plástica.

interna-2-9

Rodrigo Agacy é Cirurgião Plástico e colunista da Revista Nossa.