Cirurgia plástica e gravidez

data 13 de dezembro de 2022

Qual a recomendação médica nesses casos?

Todo mundo concorda que a gravidez é uma dádiva, um momento muito especial na vida da mulher e, sempre que for possível, ela deve passar por essa experiência. Como consequência dessa fase, o corpo sofre algumas alterações, como o aumento de peso, mudança na cor da pele em algumas áreas, aumento do volume da mama, inchaço nas pernas, às vezes algumas estrias e flacidez no abdômen.

Após a mulher dar à luz ao bebê, o corpo tende a voltar ao estado prégestacional. A rapidez com que isso acontece vai depender do estado de hidratação da pele durante a gestação, de quantos quilos a mulher ganhou e do tamanho do bebê. Esse período de recuperação pode gerar uma ansiedade e a vontade de acelerar o processo. Então, algumas mulheres procuram a cirurgia plástica para reparar algumas imperfeições residuais.

E a pergunta é: quando poderei fazer uma cirurgia plástica? A resposta é seis meses após o término da amamentação. As mamas, por exemplo, após a gestação estão aumentadas de tamanho e sob influência de hormônios. Por esse motivo, a plástica mamária está indicada somente seis meses após o término da amamentação, período necessário para que elas retornem à sua forma definitiva. Isso também é válido para as demais cirurgias plásticas, pois todo o corpo tende a se modificar novamente nesse período.

Durante esse tempo, a mulher deve cuidar da sua alimentação para eliminar os quilinhos adquiridos, hidratar bem a pele para diminuir a flacidez do pós-parto e aguardar que o corpo adquira a sua nova forma naturalmente.

Outra dúvida refere-se à abdominoplastia. Fazer logo após a cesariana é uma boa ideia? Não, pois os tecidos estão esticados, sob influência de hormônios e, após o período de recuperação da mulher, o resultado inicial pode mudar completamente, gerando insatisfação e necessitando novo reparo cirúrgico.

Enfim, uma grande dica às novas mamães é curtir o neném nessa fase em que eles dependem muito de vocês e aguardar os seis meses após o término da amamentação para realizar uma cirurgia plástica.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia