Artista plástico L. Marcol lança livro-arte

“Sonho – O Despertar da Procura” é um registro das obras produzidas nas últimas quadro décadas.

1 min para ler 1 jul, 17

Da infância, ele trouxe a paixão pela pintura, a lembrança de histórias que ouvia da avó materna, dona Cecília – de descendência portuguesa – e a sabedoria do pai, Marcos – de origem africana. Uma mistura de culturas e saberes unificados na memória de um garoto curioso e presente na obra de um artista provocador. Foi com esse enredo que Lourival Marcos Cardoso, popularmente conhecido como L. Marcol, lançou o livro “Sonho – O Despertar da Procura”. O livro-arte foi contemplado pelo prêmio concedido pela Fundação Municipal de Apoio à Cultura de Jaraguá do Sul, o projeto gráfico é do designer catarinense Roberto Lanznaster e a coordenação editorial é da produtora cultural Soila Freese.

“Cresci ouvindo histórias de meus antepassados por pessoas importantes da minha vida. Ficava impressionado e sonhava. Catalogava em rabiscos os meus sonhos e depois pintava os quadros, contando a minha trajetória por meio de histórias antigas no momento presente do meu passado”, diz L. Marcol.

destaque-cultura

“Sonho – O Despertar da Procura” reúne as principais obras produzidas pelo artista e conta por meio de imagens a sua trajetória. Natural de Joinville, na adolescência foi morar na capital paranaense, Curitiba, época em que a veia artística aflorou. Mora em Jaraguá do Sul desde 1975, local onde construiu a vida, amadureceu artisticamente e produziu diversos trabalhos que hoje estão espalhados principalmente pelos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Apesar de esboçar os primeiros traços ainda na infância, foi somente quando se aposentou, no início dos anos de 2000, que L. Marcol mergulhou de corpo e alma em seus personagens e em suas cores vibrantes. Obras que fazem alusão a raças e costumes e chamam a atenção pela beleza e dramaticidade única, revelando sentimentos de alegria, solidão e sofrimento.