Área de Festas: A queridinha da família

Integrada à residência ou mesmo em uma edificação separada, é considerada uma extensão da casa

1 min para ler 14 out, 17
Publicidade

mainbanner_feijoadadomoa_728x90px

A área de festas, que antigamente era uma “edícula” construída aos fundos das residências, atualmente possui inúmeras funções que conectam a casa ao ambiente externo, como por exemplo um atelier, quarto de visitas, lavanderia ou um escritório. Ao redor da área de festas pode ser instalado um deck de madeira na mesma altura do piso, integrando as áreas cobertas e descobertas e ampliando o espaço. Ainda é possível ampliar a área coberta com o uso de pergolados de madeira ou de estrutura metálica, e cobertura de material transparente que facilmente se harmonizam à construção existente.

outubro-area-de-festas-1

Uma forte tendência integra a área de festas à residência em uma mesma edificação, apenas separada por portas (usualmente portas-janelas), tornando os espaços funcionais. Quando a churrasqueira está dentro da casa – área gourmet, um item importante são as ilhas com equipamentos de cozinha, o que permite usar os espaços em conjunto. Em relação ao layout do ambiente, é importante promover uma contemplação da paisagem a partir da área de festas, como sugestão com vista para a piscina ou jardim.

Publicidade

interna_eixo11_440x100px

Neste espaço ainda é possível abusar de objetos decorativos de múltiplo uso, como pufes, redes, cadeiras confortáveis, mesas de jogos e bistrô, e também de vegetação, como um jardim vertical, deixando o ambiente descontraído e alegre. Na hora de revestir esse espaço dê preferência para revestimentos que imitam pedras naturais ou cimento queimado, de fácil limpeza e manutenção e que proporcionam um ar contemporâneo.

grid-jeanita

Jeanita Bonato,
Arquiteta e Urbanista.