Apaixonada por justiça, Geórgia Carvalho bate um papo exclusivo com a Nossa SC

Conceituada advogada jaraguaense revela o principal componente do sucesso profissional

5 min para ler 2 out, 18

Geórgia Andréa dos Santos Carvalho tem 46 anos, é advogada previdenciária e trabalha no Escritório de Advocacia GASC, localizado na rua do Terminal, no Centro de Jaraguá do Sul, com filial em frente ao INSS de Guaramirim. Para a profissional, é preciso acreditar que você pode ir além e que as coisas vão acontecendo na exata medida da sua dedicação, humildade e amor pela sua profissão.

img_9017

Confira o bate-papo exclusivo com a Revista Nossa:

Nossa: Poderia explicar um pouco da sua profissão?
Geórgia: Posso resumir em uma única frase: Paixão que já virou amor. Tenho amor pela minha profissão, ela me move, desperta, completa e me realiza. Fazer o que se gosta é um privilégio do qual eu tive a sorte de ter. Você não só faz o seu trabalho e ganha por ele, o que é muito justo, mas também faz o seu melhor buscando a entrega do melhor direito ao seu cliente. Na área previdenciária as pessoas estão carentes de uma resposta positiva do INSS num momento muito significativo de suas vidas, que é a aposentadoria ou a busca de um outro benefício, do qual irão usufruir por muitos anos e que será uma das fontes principais do sustento familiar, razão da extremada importância no momento de dar esse passo na vida pessoal de cada um.

Publicidade

feijoada-moa2

Nossa: O que levou você a escolher a área do direito?
Geórgia: Outra palavra resume: Justiça. É muito bacana isso, as vezes o adulto pergunta para criança: O que você quer ser quando crescer? E a criança diz: Eu quero ser Bombeiro; Policial; Astronauta; Advogado; Veterinário; Médico; Pedreiro, etc… Na verdade, desde pequenos já demonstram os seus mais profundos desejos e sentimentos, estão dizendo eu quero proteger, cuidar, transformar, construir.  Creio que foi assim que escolhi a minha profissão. Eu sempre quis que todos pudessem ter as mesmas chances e oportunidades, que todos pudessem ter o suficiente para si e sua família e que fossem tratados com igualdade e respeito. Então, você poder trabalhar de forma a entregar ao seu cliente o seu melhor benefício é o resultado perfeito entre o sonho de criança e a escolha da minha profissão.

img_8999

Nossa: Quais as realizações que você encontrou na sua profissão e as dificuldades que você encontrou para chegar até aqui?
Geórgia: Bom, começando pelas dificuldades. Eu costumo dizer a todos que convivem comigo, você é no mínimo dez vezes melhor do que eu quando comecei. Toda vez que eu digo isso ao meu filho ele diz: Não mamãe … impossível! Mas sim, é uma realidade.  Venho de uma trajetória de grande esforço tanto nos estudos quanto no trabalho; no vestibular, grávida de 9 meses do Ali e no terceiro semestre da faculdade nasce o Leonardo o Leonardo durante o Curso de Direito que teve duração e quatro anos e meio, por conta de ter um semestre de matérias justificadas pela faculdade de administração anterior; em todo o período fiz estágios: na Procuradoria da Fazenda; Defensoria Pública; Justiça Federal e escritório tributarista; já formada, como a maioria das pessoas, fui em busca de um emprego, trabalhei por seis anos num escritório como advogada até dar início ao meu próprio escritório, no qual acumulava todas as funções, secretária; telefonista; advocacia; administrativo, através das idas ao INSS; limpeza, enfim, tenho muito orgulho de tudo isso e confesso sinto saudades, tinha mais tempo para conversar, coisa que quem me conhece sabe o quanto gosto. Enfim, sabe aquelas dúvidas que aparecem quanto ao seu futuro quando você começa a sua vida profissional? Acredite, você pode ir além e as coisas vão acontecendo na exata medida da sua dedicação, humildade e amor pela sua profissão. Sobre as realizações: se pudesse ver o sorriso no meu rosto… Tenho, tenho sim, muitas, a maior de todas é saber que posso atuar de uma forma positiva na vida das pessoas. A gente nem sempre ganha tudo, mas existe o esforço e a dedicação profunda nesse sentido, e poder ver o impacto do bom resultado na vida das pessoas dá sentido à nossa própria vida. A gente vibra e sofre também com o cliente. Poderia aqui ilustrar vários exemplos do que estou dizendo mas tem um bem significativo de uma senhora que vendia bolos de porta em porta aqui em Jaraguá, tinha um fusquinha e um marido portador de limitação física, que levava consigo para poder vender os produtos que fazia em casa, um dia, numa conversa informal, eu querendo saber da vida dela, curiosa, ela me disse que o INSS havia cortado a sua pensão por morte em 1989, momento em que ela contraiu novas núpcias, vendo a situação dela de não alteração para melhor de sua condição de vida, buscamos no Judiciário o restabelecimento do seu pensionamento, de maneira que com o sucesso essa senhora hoje tem a sua própria panificadora. É ou não é gratificante!?

 

Publicidade

dr-eduardo-2-400x220

Nossa: Qual o segredo para ter sucesso na carreira?
Geórgia: Dedicação total é o segredo, nada acontece sem esforço. E o tempero desse segredo é gostar do que se faz. Buscar ser tão bom naquilo que se faz, a ponto de que ninguém possa questionar o seu método e se tornar indispensável ao sucesso do resultado final.

Nossa: Quais características um bom advogado deve ter?
Geórgia:  Conhecimento e empatia. Conhecimento para ter a segurança das informações prestadas; do melhor caminho a seguir; do que fazer ou do que não fazer e empatia para se colocar no lugar do cliente e saber que muitas vezes para você que é profissional aquela questão é simples, mas para o leigo aquele é o grande problema da vida dele. Eu, se estivesse na condição de cliente, gostaria de sair de um escritório jurídico com a certeza de que a minha causa deixei lá e não a trouxe comigo e nem vou carregá-la pelo tempo em que o meu processo perdurar, pelo privilégio de saber que deixei em boas mãos.

img_9033

Nossa:  Qual conselho você deixaria para os jovens estudantes de direito que ainda não possuem tanta experiência?
Geórgia:  Sinta lá dentro da sua alma qual é a sua missão nessa vida. Depois disso faça exatamente aquilo que te traz em primeiro lugar paixão. Lembre-se: “o ótimo é inimigo do bom”, tenha certeza de que o que depender exclusivamente de você vai dar certo e o que não depender exclusivamente de você se não der certo não é um problema, faz parte das variáveis que não estão no seu controle, pois você fez tudo aquilo que era possível a você. Então, está tudo bem! Faça sempre o seu melhor!

Publicidade

divino-grill

Nossa: O que gosta de fazer no seu tempo livre?
Geórgia: Gosto de dormir sem ter hora para acordar; de tomar um café demoradamente na minha casa, de preferência com o sol dando o ar da sua graça; gosto de estar junto ao mar; cozinhar para os meus amigos; gosto de dançar e gosto de vinho.

Nossa: Quais são os ramos da advocacia com maior destaque atualmente?
Geórgia: O direito é um sistema integrado com todas as áreas tendo uma grande incidência de atuação profissional. Todavia, pesquisas revelam que as áreas de Direito Ambiental; Direito da Tecnologia da Informação; Direito da Propriedade Intelectual; Arbitragem Internacional são áreas ainda carentes de profissionais.

img_9044

Nossa: As mulheres ainda são minoria nas carreiras do Direito. Acredita que esta situação está mudando?
Geórgia: O Estado de Santa Catarina tem uma característica peculiar em relação às demais unidades da federação, contando atualmente com o número de profissionais inscritas na OAB Santa Catarina próximo dos 50%, sendo que a perspectiva é de que até 2020, a atuação de advogadas já supere o número de advogados registrados nos quadros da Seccional.

Confira mais fotos feitas por Marcelo Luis: