Andreia Chiavini: Desde 2007 sendo referência em Pilates

Respirando o movimento

4 min para ler 16 ago, 18
Publicidade

oral-unic-com-marca-d-agua

Quando a Fisioterapeuta Andréia Chiavini abriu seu primeiro estúdio de Pilates na Clínica SER em 2007, não pensava na proporção que seu estúdio tomaria. Por ser pioneira no método em Jaraguá do Sul e estar na Clínica referência em fisioterapia, sempre almejou se tornar referência em Pilates e divulgar o método na sua essência. Fisioterapeuta, pós-graduada em fisiologia do exercício, certificada em Pilates e Reeducação Postural Global – RPG, Andréia trabalhava sozinha no Estúdio e nos finais de semana se aperfeiçoava na técnica de Pilates, através de cursos de aprimoramento em escolas conceituadas.

andreia

Os anos passaram, a equipe cresceu e os estúdios também. A preocupação em manter a qualidade dos atendimentos sempre foi o requisito fundamental incentivando todas as profissionais a saírem do conforto de terem uma única formação na área do Pilates. “ Manter a qualidade de atendimento é muito além de atender bem, isso não é diferencial, o que difere um bom profissional é o seu conhecimento, o entendimento que tem da técnica, tanto na teoria como na pratica e como vai aplicá-la. O profissional precisa vivenciar os movimentos, entende-los no próprio corpo, aprender a se movimentar para depois ensinar o exercício para outra pessoa. E tudo vem de uma boa base, buscar boas escolas e jamais se acomodar porque já aprendeu algo” afirma Andréia. O Método Pilates é excelente, seu criador Joseph Pilates, teve todo o cuidado com os detalhes e os benefícios surpreende quem o pratica. Mas o que preocupa a fisioterapeuta é a forma como a técnica é passada, segundo ela, o grande diferencial do Pilates é o profissional que está por trás do atendimento.

O público atendido nos estúdios é muito variado, de gestantes até atletas profissionais, crianças a idosos, com patologias ou não. São pessoas com diferenças de condicionamento físico, estrutura física, metabolismo e necessidades. “Para atender uma gestante, por exemplo, é necessário entender o que ela está passando neste período, todas as mudanças hormonais e físicas. Não dá para abrir uma apostila de Pilates e repassar os exercícios afirmando é bom para a futura mamãe. Não é assim que funciona, existem contraindicações e exercícios específicos para cada fase gestacional. Se fosse assim, bastava olhar um vídeo na internet e fazer igual” ressalta Andréia. Para que a qualidade no atendimento continuasse sendo a marca registrada dos Estúdios, a equipe foi buscar cursos de Pilates para gestante. A Mesma situação acontece com os idosos, as particularidades envolvidas, as dificuldades que eles têm de se locomover e suas necessidades. “Não basta colocá-los nos aparelhos e faze-los puxar as molas. O corpo funciona e responde muito diferente de um jovem adulto e sua dinâmica mudou” afirma a fisioterapeuta. Outra vez, a equipe buscou aprimorar seus conhecimentos com novos cursos de Pilates para idosos. Isso acontece anualmente, pelo menos duas vezes ao ano, novos cursos são realizados e vivenciados por todas as profissionais.

page

A equipe toda formada por fisioterapeutas, além dos cursos de certificação internacional de TRX, de formação de Pilates para gestante e Pilates para idosos, também tem cursos de Pilates para Patologias de Coluna, Biomecânica do Pilates, Pilates Clássico, Pilates Original, Pilates Contemporâneo, Pilates Suspensus, Mat Pilates, Pilates Funcional, MIT – Movimento Inteligente e diversas formações completas de Pilates. Joseph Pilates deixou um legado, os Elders, ou seja, um professor treinado pelo próprio Joseph, que divulgaram o método e se tornaram os melhores nomes de Pilates atualmente. Há mais de 50 anos, levam seus conhecimentos para o mundo, mantendo a essência do método. A formação da equipe segue a linha da Lolita San Miguel, que conduz o Pilates nos EUA e é uma das 2 pessoas certificadas diretamente como professora pelas mãos do próprio Joseph Pilates. Lolita possui seu estúdio e trabalha com o método Pilates voltado para treinamento e de certificação de professores. Tem um programa de mestrado em Pilates, formando o mestre Sandro Alves que irá treinar as fisioterapeutas Andreia Chiavini e Fernanda Fiabane assim que finalizarem o curso de formação completa na Alves Pilates. Com esta formação o caminho para se tornarem terceira geração do Pilates desde o Joseph Pilates está cada vez menor. E a caminhada não para, no primeiro semestre de 2019, as fisioterapeutas já estarão capacitadas e serão representantes do curso Alves Pilates em Santa Catarina, treinando a equipe do Estúdio e formando novos profissionais.

Publicidade

clinica-agacy-e-passini-400x220

Agora em novembro, a equipe fará um curso com Elizabeth Larkan, um dos grandes nomes do Método, sendo a maior autoridade em Pilates para Reabilitação. São 33 anos dedicados ao estudo do Movimento e Pilates e foi treinada por Ron Fletcher – Elder de Joseph Pilates. Os próximos passos é continuar aprimorando o método, o Pilates Funcional e o For Weight Loss, técnica nova e exclusiva dos estúdios Andreia Chiavini Pilates e TRX. Este método foi desenvolvido por Nany Sevilla, na Costa Rica, baseado nos princípios do Mat Pilates, mas adaptada para a redução de gordura corporal. A equipe já tem algumas formações com ela, mas em 2019, ela virá a Jaraguá do Sul para mais estudos com todas as profissionais. E sem esquecer que Adriana Coldebella, nome respeitado no mundo do Pilates Brasileiro, Instrutora certificada internacionalmente por Lolita San Miguel em seu Programa de Mentoria nos EUA e apta a ministrar o Lolita´s Legacy virá a Jaraguá do Sul em abril para ministrar o seu programa de mentoria para as profissionais do Estúdio Andreia Chiavini Pilates e TRX. Para se tornar referência em algo, é necessário realizar uma longa caminhada, mas não basta apenas seguir o caminho. Referências são construídas, lapidadas e principalmente preparadas para assumir tal posição. Requer muito conhecimento, muito domínio da área de atuação e principalmente muito investimento, foco, disciplina e dedicação. A referência acontece pelo reconhecimento dos clientes ou das pessoas que você impacta diretamente e essa vivencia temos diariamente. Estamos desde 2007, respirando movimento finaliza Andreia.

Serviço
O quê: Stúdio Andreia Chiavini Pilates e TRX
Clínica Ser Unidade Centro
Endereço: Rua Coronel Bernardo Grubba, 62 – Centro
Fone: (47) 3371 6022 / (47) 99963.6882
Clínica Ser Unidade Barra
Endereço: Av. Parque Malwee, 70 – Barra do Rio Cerro
Fone: (47) 3273 1735 / (47) 99963.6881
Instagram: andreiachiavinipilates
Facebook: Andreia Chiavini Pilates e TRX