Aliando a saúde respiratória, estética e qualidade de vida

Conhecendo melhor a especialidade da otorrino com Dr. Leandro Carvalho

  • Edição Segunda Edição
  • Por
  • Foto: Maria Gonçalves
3 min para ler 27 jul, 18
Publicidade

7738-campanha-marco-gif-paladio-simara

Problemas respiratórios são comuns na população, sejam eles causados por alergia, infecções, ou por imperfeições anatômicas do aparelho respiratório, como o desvio de septo. Todo mundo conhece alguém que tem sinusite, nariz entupido, ou que ronca muito. O que a maioria das pessoas não sabe é que esses problemas estão relacionados à má qualidade do sono, cansaço e perda da disposição, além de muitas vezes estarem associados ao um nariz que não agrada esteticamente. Felizmente, esses incômodos podem ser resolvidos por um otorrinolaringologista e em alguns casos ainda permitir melhoramentos estéticos, quando desejado. Otorrinolaringologia é a especialidade médica que cuida do nariz, orelhas e garganta, tratando de doenças e mal funcionamento, mas também atuando na estética facial.

leandro-carvalho

Para entender mais sobre o assunto e conhecer melhor a especialidade da otorrino, entrevistamos o Dr. Leandro Carvalho, proeminente otorrinolaringologista em Jaraguá do Sul, que clinica e realiza cirurgias na região há mais de treze anos. Leandro, filho de médico patologista e nascido em Joinville, formou-se em Medicina aos 23 anos pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e logo em seguida deu continuidade aos estudos na residência em otorrinolaringologia pela Universidade Estadual de Londrina. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia desde 2005, ele optou por retornar para Santa Catarina acompanhado de sua esposa Glauce Gaziri, médica dermatologista, escolhendo Jaraguá, uma cidade da qual sempre gostou, para se estabelecer. Busca constante aprimoramento em sua área de atuação – esteve, por exemplo, entre 2015 e 2016 na Nova Zelândia, num estágio de cirurgia endoscópica para sinusite – e procura atualizar-se através dos mais prestigiados cursos e congressos da especialidade.

Publicidade

fran-sadsinki

Sintomas como espirros constantes, coriza, lacrimejamento, congestão nasal, dores faciais e de cabeça são problemas comuns na rotina do otorrinolaringologista. “A alteração do funcionamento adequado das vias aéreas superiores pode levar ao comprometimento da saúde, de maneira geral. Não há qualidade de vida para quem não respira bem”, afirma. Outra área na qual a especialidade atua, em conjunto com a Neurologia e Pneumologia, é da Medicina do Sono. “O ronco pode esconder um problema mais grave que é a apnéia do sono. A apnéia não tratada, além de causar hipersonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração, e dor de cabeça crônica, pode agravar a hipertensão arterial e aumentar o risco de infarto e AVC, popularmente conhecido como derrame”, alerta.

A obstrução nasal, sinusites e apneia de sono são exemplos de distúrbios que comprometem severamente a qualidade de vida, mas são problemas que em sua grande maioria tem tratamento, através de medicações, procedimentos cirúrgicos, além de mudanças da hábitos e estilo de vida. Em casos como de sinusites crônicas que não respondem à medicação, a cirurgia endoscópica é uma alternativa segura, pouco invasiva e com rápido retorno às atividades diárias. “Minha função é diagnosticar cada caso específico para oferecer a melhor solução, e nem sempre a resposta é cirúrgica.”

Publicidade

goreti

Sobre as possibilidades estéticas aliadas às funcionais, ele elabora: “além da questão funcional, pacientes também procuram atendimento devido a problemas estéticos. Muitas vezes, a correção de alterações anatômicas como desvios de septo nasal ou hipertrofia de cornetos, que causam congestão nasal crônica, pode ser realizada conjuntamente com a rinoplastia (cirurgia plástica do nariz), permitindo, além do ganho funcional, melhor harmonização da face. Na consulta sobre cirurgia plástica do nariz, analiso junto com o paciente todos os detalhes com os quais ele não está satisfeito e proponho formas de corrigi-los de maneira que o resultado fique natural e harmônico”, explica. Ainda sobre harmonia facial, a otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) é um procedimento bastante procurado para a correção das populares “orelhas de abano”. Podendo ser realizado também na infância, não requer internação hospitalar, tem muito bom resultado e gera nos pacientes grande satisfação e importante melhora da autoestima.

A Otorrinolaringologia é uma especialidade muito complexa, por tratar de diferentes órgãos e aparelhos que, apesar de estarem interligados, podem apresentar uma miríade de problemas específicos, exigindo assim muito estudo para que se aplique o tratamento mais adequado. Problemas da voz, tonturas e outras alterações do equilíbrio bem como perda de audição também são objetos de estudo do otorrinolaringologista. “Problemas de equilíbrio, e de audição são muito prevalentes em nossa população e o aumento da expectativa de vida também contribui para maior incidência destes. Na clínica trabalho em conjunto com a Dra Marjorye Steiner, fonoaudióloga com mais de 17 anos de experiência em distúrbios da fala, da audição e do equilíbrio, dispondo de equipamentos diagnósticos para a adequada investigação e reabilitação de pacientes com qualquer grau de perda auditiva”.

Publicidade

inthegra

Enfim, o assunto é amplo e renderia não uma, mas várias matérias. Para concluir, o Dr. Leandro reitera: “infelizmente, muitos pacientes esperam um problema chegar a um nível crítico para procurar atendimento, o que dificulta a obtenção de melhores resultados. Por isso recomendo sempre que, se a pessoa sente um desconforto, procure um atendimento para podermos avaliar o caso. Na maioria das vezes é possível agir de maneira preventiva, buscando preservar a saúde em vez de lutar para reconquistá-la”.

DR. LEANDRO RAMOS DE CARVALHO
OTORRINOLARINGOLOGISTA – CRM SC9207
CLÍNICA DA FACE GAZIRI E CARVALHO
Rua Arthur Gumz, 430 – Vila Nova, Jaraguá do Sul
(47) 3055-0405