ACIJS inicia debate em defesa dos candidatos da região

Panorama Político com Albino Flores. Fique por dentro de tudo!

5 min para ler 18 abr, 18

Painel com a imprensa debate campanha eleitoral de 2018

destaque

Em parceria com as associações empresariais da região e as demais entidades do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Apevi, CDL e Sindicatos Patronais), a ACIJS deu início nesta segunda-feira (16) às discussões em torno das eleições de 2018. Um painel com a participação de representantes de órgãos de comunicação discutiu como a região pode ter maior representatividade política. No debate foi defendida a necessidade de ações para motivar o eleitor a participar do próximo pleito, a conscientização ao voto útil, o incentivo a votos em candidatos com domicílio eleitoral na região, e a defesa de candidaturas comprometidas com a livre iniciativa, com o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

Participaram como debatedores Chico Schwamba (Rádio Jaraguá), Emerson Gonçalves (Rádio Brasil Novo), Jaílson Angeli (Rádio 105 FM), Sérgio Peron (Rádio Studio FM), Patrícia Moraes (Jornal o Correio do Povo) e Flávio José Brugnago (Jornal do Vale). Representantes das entidades ligadas ao setor empresarial, de segmentos comunitários, prefeituras, câmaras de vereadores, partidos políticos e associados formaram o público nos questionamentos aos painelistas.

anselmo-grid-2

Presidente da ACIJS, Anselmo Ramos

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Ramos, adiantou que as entidades pretendem colocar em prática ações para motivar os eleitores à regularizarem suas situações junto à Justiça Eleitoral, para incentivar o voto em candidatos da região, para que se evite o voto nulo ou em branco, e junto aos partidos políticos para que optem por uma nominata que privilegie mais a qualidade do que a quantidade. “Com um número menor de concorrentes e concentrando os votos em candidatos identificados com a região, a expectativa é que possamos ter a eleição de pelo menos três deputados estaduais e dois deputados federais”, completa o empresário. O prazo para regularização eleitoral termina no dia 09 de maio.

Floriani responde vereador de Guaramirim

leonel-pradi-floriani-cotado-para-a-sdr-no-lugar-de-alcides-pavanello

Leonel Floriani, Secretário da ADR

Na semana passada, o vereador de Guaramirim, Adilso Comim (PSD), ao se pronunciar sobre a situação da SC-108 disse que o governador Eduardo Pinho Moreira deveria trocar o comando da ADR Jaraguá do Sul.   Para o vereador Adilso Comim, o secretário da ADR, Leonel Floriani, abandonou Guaramirim e a rodovia SC-108. Sobre a afirmação, o secretário Leonel Floriani disse que Comin nunca o procurou. “Ele deve estar falando pela boca de outras pessoas”, declarou. É o chamado “fogo amigo”, já que ambos são do PSD.

Despedida

natalia-movimenta-jaragua

Natália Petry ao lado do vereador Marcelindo Gruner

A ex-secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lucia Petry participou no sábado (14) do evento “Movimenta Jaraguá” realizado na Escola Ribeirão Molha. Nos próximos dias Natália assume o  comando da FESPORTE, em Florianópolis. Cerca de 1,3 mil pessoas participaram da programação, gratuita, envolveu atividades esportivas, culturais, recreativas e atendimento à comunidade.

84 anos da emancipação de Jaraguá do Sul

12002254_10153458553158463_8202907273619845589_n

Sessão Solene na Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou nesta terça-feira (17) a sessão de homenagem aos 84 anos de emancipação do município. A independência administrativa jaraguaense veio por decreto assinado pelo interventor federal Aristiliano Ramos em 8 de abril de 1934, que nomeou José Bauer como primeiro prefeito da cidade. A solenidade, que atende à lei municipal 5.526 de 2010, destacou os trabalhos do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), iniciados no dia 28 de maio de 1968, e que completará 50 anos de atividades neste ano.   O presidente do Legislativo, Anderson Kassner, ressaltou que o abastecimento de água e a coleta de esgoto em Jaraguá do Sul são de grande qualidade por conta do trabalho realizado pelo Samae. Kassner, que já foi diretor da empresa, afirma que o grande diferencial da instituição são os funcionários e as pessoas que passaram pela sua gestão.

Mostrando as obras

onesimo

Onésimo Sell, Secretário de Obras

O secretário de Obras de Jaraguá do Sul, Onésimo Sell, aproveitou o encontro mensal do PMDB, na Associação de Moradores da Vila Lalau, na segunda-feira (16) para apresentar os trabalhos realizados pela realizados pela Secretaria de Obras no ano de 2017. Ele disse que os resultados aparecem quando o trabalho é feito em equipe e parabenizou a todos que estão todos os dias “fazendo o melhor pela Secretaria de Obras e pela nossa cidade”.

Implosão PMDB-PSD

20160315-reuniao-estatuto-da-metropole-018-reduzidaparasite_0

Mauro Mariani é pré-candidato a governador pelo PMDB

Tudo indica que as duas siglas sigam caminhos diferentes nas eleições de outubro em SC.  A tendência hoje é que o PMDB esteja aliado ao PSDB, com o deputado federal Mauro Mariani para governador tendo o tucano Napoleão Bernardes (ex-prefeito de Blumenau) como vice. Neste caso o senador Paulo Bauer buscará a reeleição. Mudanças que estão ocorrendo no primeiro e segundo escalões do governo, desde a saída de Colombo, causam reação no PSD. Amigos próximos a Colombo estão sendo ou serão defenestrados. Leonel Floriani (PSD) pode ser trocado na ADR de Jaraguá do Sul pelo peeemedebista Luiz Carlos Tamanini.

Vereador reclama ausência da Defesa Civil

ademar-w

Vereador Ademar Winter

O vereador Ademar Winter (PSDB) reclamou da ausência da Defesa Civil municipal no Legislativo este ano. Segundo ele, os gestores do setor prometeram ir à Câmara no início de 2018, mas até agora não apareceram. Winter lembrou que há muitas questões a serem resolvidas sobre as casas interditadas pela Defesa Civil em Jaraguá e que os moradores dessas residências esperam por uma solução rápida.

Tribunal de Contas constata irregularidades em radares

Relatório preliminar de auditoria externa do Tribunal de Contas do Estado constatou várias irregularidades no funcionamento de radares nos municípios de Joinville, Jaraguá do Sul, Concórdia, Joaçaba, Itajaí, São Miguel do Oeste e Ituporanga.  Entre as ilegalidades, a ausência de estudos para localização dos radares, inexistência de fiscalização e controle, falta de comprovação da aplicação dos recursos das multas para melhoria do sistema. O Código Nacional de Trânsito também vem sendo desrespeitado.

Indicações On-line

Grupo foi conhecer sistema informatizado em Joinville

06bb21ee-10f5-4be7-afdd-cf4977fe2067

O Presidente da Câmara de Jaraguá do Sul Anderson Kassner (PP) comandou nesta sexta-feira (13) uma comitiva de políticos e de funcionários das câmaras da região para uma visita a câmara de Joinville. O grupo foi conhecer o sistema informatizado de apresentação de indicações dos vereadores. Segundo Kassner com isso não se usa mais papel e será dispensada a leitura das indicações. “É automático, o meio ambiente ganha com isso. Também teremos mais 25 minutos disponíveis que poderão ser utilizados como Tribuna Livre, para ouvir Associações de Moradores e demais lideranças comunitárias”, destaca.

tenho_dito1

“Já vai tarde.”

images

Ademir Izidoro, Presidente do PP, sobre a desfiliação do diretor de Habitação, Luís Fernando Almeida.

 

Carlos Chiodini é o novo líder do PMDB

44ffa94d219da259d2fab17b472278d85b4c729f

Deputado Estadual Carlos Chiodini

O deputado Carlos Chiodini é o novo líder da bancada do PMDB a maior na Assembleia Legislativa, com 10 deputados. Ele foi escolhido para ocupar o lugar de Mauro de Nadal.  É a segunda vez que o jaraguaense ocupa a função. Chiodini é reconhecido pelos colegas por sua capacidade de articulação.  Ele confirma pré-candidato a deputado federal.

ÁUDIO: Chiodini fala sobre a pré-candidatura a Deputado Federal:

As eleições deste ano dirão mais sobre os eleitores do que sobre os eleitos. Das urnas sairá o atestado de maturidade da nação.

img_0589-este

www.albinoflores.com.br