A importância da dança na maturidade

O envelhecimento se apresenta como um tema de grande interesse para a pesquisa em diferentes áreas

1 min para ler 3 maio, 18
Publicidade

fran-gif

Neste novo artigo, venho compartilhar com vocês leitores e alunos da dança a dois, um panorama da importância da DANÇA como ferramenta para Qualidade de Vida & Bem Estar na maturidade… O envelhecimento se apresenta, na atualidade, como um tema de grande interesse para a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, já que é um fenômeno mundial, exibindo um dos crescimentos mais acelerados do mundo. De acordo com Martins, Camargo e Biasus, (2009, p.832), Sendo assim, as atividades voltadas a Maturidade vêm se intensificando cada dia mais, devido ao interesse dos mesmos em se envolverem com propostas diversas que lhes permitam sentirem-se participantes ativos do processo de desenvolvimento do ser humano. Neste sentido, é cada vez mais comum a criação de grupos de Dança, geralmente compostos por mulheres, que contemplam a faixa etária acima de 50 anos, inclusive com a presença desses grupos em cena, com trabalhos artísticos e a realização de eventos, como festivais e mostras específicas. Por conseguinte há uma adesão cada vez maior de profissionais que se especializam nesse campo ou já são grandes nomes com Maria Alice Corazza, Sonia Ruas Rolon, Omar Forte.

omares

É comum ouvir de vários grupos de Maturidade que a Dança é utilizada como ferramenta para cumprir outros papéis. Entre eles o papel de atividade física para restabelecer o corpo. É coerente afirmar que a Dança vista como atividade física é extremamente eficiente para melhorar a qualidade de vida do idoso segundo as idéias de Guidi e Moreira (1996). Porém a Dança a qual nos referimos, não é apenas atividade física, é Arte, e oportuniza aos dançarinos expressar todos os sentimentos que estiveram guardados ao longo dos anos, além de proporcionar ressignificação à vida. E ai você esta esperando o que para fazer sua inscrição em DANÇA e ser mais FELIZ!

Indicações de pesquisa: IV Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA 2015 http://www.portalanda.org.br/anaisr
Você gostou da matéria e ficou com vontade de aprender? Entre em contato através do site: http://www.dancajaraguadosul.com.br.