A estética do sorriso gengival

Uma das peculiaridades da estética bucal

1 min para ler 5 abr, 18
Publicidade

gif-bread-burguer

O sorriso gengival ou “gengivoso” é uma das peculiaridades da estética bucal que muitas vezes pode constranger ou inibir a expressão facial de uma pessoa. Isso acontece porque dentro dos padrões estéticos estabelecidos na sociedade moderna, a exposição de gengiva durante o sorriso pleno não deve ser maior do que 3 milímetros Artistas famosos, como Glória Pires por exemplo, são pessoas que transformaram suas vidas após optarem por modificar seus sorrisos. E o caso dela, basta consultar na Internet, requeria o tratamento estético para eliminar a margem de gengiva exposta em excesso.

sorriso_gengival_img01

Quaisquer alterações nessas relações podem levar a desarmonia do sorriso e muitas vezes ela se dá pelo excesso de gengiva recobrindo a coroa anatômica dos dentes. Este fenômeno em particular é tratado pelo periodontista, que é o dentista especializado na área gengival. Ele saberá diagnosticar as razões pelas quais a exposição excessiva de gengiva ocorre e de que maneira intervir para minimizar os efeitos antiestéticos de sua aparência. Esta análise pode compreender outras especialidades também, pois o crescimento ósseo maxilar também pode interferir na proporção áurea do sorriso e, caso seja verificada esta situação, o paciente é encaminhado primeiramente ao ortodontista para a correção dos dentes na arcada, isso quando não é indicado para uma cirurgia ortognática, que fará modificações mais expressivas em casos mais complexos, onde a plástica gengival apresenta certas limitações.

Publicidade

mariamarta-mobile

Atualmente o planejamento virtual aliado a outras tecnologias recentes, como o emprego da toxina botulínica por exemplo, são coadjuvantes essenciais para que se minimizem os nuances que desagradam a maioria dos pacientes que procuram por uma estética facial mais agradável. Diante de todas as opções disponíveis, pode-se dizer que hoje existe solução para os sorrisos prejudicados pelo excesso de gengiva e o primeiro passo é procurar um profissional habilitado para um correto diagnóstico. Boa sorte!

jonathan

Jonathan Mandalho
Dentista